Gibiteca: Unidade de Informação para a mediação da leitura de histórias em quadrinhos

Autores

  • Rubem Borges Teixeira Ramos Faculdade de Informação e Comunicação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, Brasil https://orcid.org/0000-0002-0866-7673

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v19i1.6312

Palavras-chave:

Leitura, Leitor, Histórias em Quadrinhos, Gibiteca, Mediação da Leitura e da Informação

Resumo

Considerando-se as histórias em quadrinhos como recursos / dispositivos informacionais, e as gibitecas enquanto unidades de informação, que contam em seu acervo com diversas coleções de quadrinhos, o presente estudo tem por objetivo identificar a existência de ações ou eventos promovidos pelas gibitecas voltados a mediação da leitura, tendo por base as dimensões da mediação da informação, conforme aponta Gomes (2014, 2017, 2019, 2020). Para tanto, procedeu-se a um estudo de caso, de natureza qualitativa e descritiva, realizado junto a um conjunto de gibitecas brasileiras, elencando algumas de suas atividades e projetos, procurando evidenciá-las também como ações pertinentes a mediação da leitura. Ao analisar essas atividades e projetos, a pesquisa constatou que as gibitecas oferecem ações que se enquadram junto as dimensões da mediação da informação, o que favorece o senso de envolvimento e a prática da leitura de histórias em quadrinhos, contribuindo tanto junto a atuação de mediadores da leitura, como profissionais conscientes para com seu dever e funções em relação a escolha e a abordagem que devem considerar junto aos quadrinhos, como quanto aos leitores alvo da mediação da leitura, com vistas a favorecer a sua formação enquanto leitores de diferentes contextos e realidades sociais, estimulando a apropriação de informação e a serem conscientes e ativos com seu papel de protagonismo social

Referências

ABREU, Flávia Ferreira, DUMONT, Lígia Maria Moreira, 2020. Adolescentes e mediação da leitura em biblioteca escolar. Em Questão [em linha]. 2020. vol. 27, no. 1. [Acesso em 11 fevereiro 2023]. DOI: 10.19132/1808-5245271.388-402. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/102875

ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de, 2015. Mediação da informação: um conceito atualizado. Em: BORTOLIN, Sueli, SANTOS NETO, João Arlindo dos, SILVA, Rovilson José da. Mediação Oral da Informação e da Leitura. Londrina, Paraná: ABECIN. p. 9-32.

ALVES, Mariana de Souza, CORREIA, Anna Elizabeth Galvão Coutinho, SALCEDO, Diego Andres, 2017. Práticas leitoras e informacionais: mediação e apropriação. Em: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação [em linha]. Marília, SP: Ancib; UNESP. 2017 [Acesso em 28 janeiro 2023]. Disponível em: http://enancib.marilia.unesp.br/index.php/XVIII_ENANCIB/ENANCIB/paper/viewFile/25/649

ASSIS, Pamela Oliveira, SANTOS, Raquel do Rosário, 2022. O ato de ler e a mediação da leitura conscientes: perspectivas fundamentadas nas dimensões da mediação da informação. Informação & Informação [em linha]. 2022. Vol. 27, no. 1, [Acesso em 11 fevereiro 2023]. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/43754/pdf DOI: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n1p106

BARROS, Maria Helena Toledo Costa de, 2006. A mediação da leitura na biblioteca. Em: BARROS, Maria Helena Toledo Costa de. Leitura: mediação e mediador. São Paulo, SP: FA. P. 17-22.

BORTOLIN, Sueli, 2007. O mediador da leitura. Infohome [em linha]. 25 janeiro 2023. [Acesso em 25 janeiro 2023]. Disponível em: http://www.ofaj.com.br/colunas_conteudo.php?cod=302

CALHEIRA, Fausto José Silva, SANTOS, Raquel do Rosário, 2022. As dimensões da mediação da informação como fundamento para a mediação da leitura voltada para o idoso. Em Questão [em linha]. 2022. vol. 28, no. 2. [Acesso em 12 janeiro 2023]. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/112916 DOI: https://doi.org/10.19132/1808-5245282.112916

DUMONT, Lígia Maria Moreira, 2017. Leitura e competência informacional: interseções e interlocuções. Em: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação [em linha]. Marília, SP: Ancib; UNESP. 2017 [Acesso em 28 janeiro 2023]. Disponível em: http://enancib.marilia.unesp.br/index.php/XVIII_ENANCIB/ENANCIB/paper/viewFile/569/690

DUMONT, Lígia Maria Moreira, RAMOS, Rubem Borges Teixeira, 2018. A leitura de histórias em quadrinhos da Marvel e da DC Comics e a etnometodologia: relevância e desdobramentos. Perspectivas em Ciência da Informação [em linha]. 2018. vol. 23, n. 3. [Acesso em 14 fevereiro 2023]. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22577/18170 DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5344/3327

DUMONT, Lígia Maria Moreira, 2020. Leitor e leitura na Ciência da Informação: diálogos, fundamentos, perspectivas. Belo Horizonte, Brasil: ECI/UFMG. [Acesso em 26 janeiro 2023]. Disponível em: http://biblio.eci.ufmg.br/ebooks/2020070001.pdf

GIL, Antônio Carlos, 2008. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo, SP: Atlas.

GOMES, Henriette Ferreira, 2014. A dimensão dialógica, estética, formativa e ética da mediação da informação. Informação & Informação [em linha]. 2014. Vol. 19, no. 2 [Acesso em 10 fevereiro 2023]. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/19994/19090 DOI: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2014v19n2p46

GOMES, Henriette Ferreira, 2017. Mediação da informação e protagonismo social:

relações com vida ativa e ação comunicativa à luz de Hannah Arendt e Jürgen

Habermas. Em: Informação e Protagonismo Social. Salvador, BA: EDUFBA. p. 27-44. [Acesso em 23 fevereiro 2023]. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33742/1/informacao-e-protagonismo-social-RI.pdf

GOMES, Henriette Ferreira, 2019. Protagonismo social e mediação da informação. Logeion: Filosofia da Informação [em linha]. 2019. Vol. 5, no. 2. [Acesso em 8 janeiro 2023]. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/4644/4046 DOI: https://doi.org/10.21728/logeion.2019v5n2.p10-21

GOMES, Henriette Ferreira, 2020. Mediação da informação e suas dimensões

dialógica, estética, formativa, ética e política: um fundamento da Ciência da

Informação em favor do protagonismo social. Informação & Sociedade: estudos [em linha]. 2020. Vol. 30, no. 04 [Acesso em 18 fevereiro 2023]. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/57047/32516

LAKATOS, E. M., MARCONI, M. A. A. de, 2017. Metodologia científica. São Paulo, SP: Atlas.

LEMOS, Antônio A. B.,1998. Bibliotecas. Em: Formas e expressões do conhecimento: introdução as fontes de informação. Belo Horizonte, MG: Escola de Biblioteconomia/UFMG. P. 347 – 366.

MINAYO, M. C. S., 2009. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes.

NOGUEIRA, N. A. S., 2008. Gibiteca e o estímulo à leitura. Em: Encontro de literatura infantil e juvenil – leitura e crítica. Rio de janeiro, RJ: Anais. P. 2-15. [Acesso em 23 fevereiro 2023]. Disponível em: https://xdocz.com.br/doc/gibiteca-como-estimulo-a-leituratextoufrj-qjovryqyp4nv

PETIT, Michele, 2008. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. São Paulo, Brasil: Editora 34.

PUSTZ, Matthew, 2000. Comic Book Culture: Fanboys and True Believers. Mississipi, EUA: University Press.

RAMOS, Rubem Borges Teixeira, 2017. Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades: um estudo etnometodológico sobre o leitor e a leitura de histórias em quadrinhos de super-heróis da Marvel e da DC Comics [em linha]. Tese (Doutorado em Ciência da Informação). Belo Horizonte, MG: Universidade Federal de Minas Gerais. [Acesso em 6 março 2023]. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AXWMUC/1/tese_doutorado___vers_o_para_encaderna__o___vers_o_final.pdf

RASTELI, Alessandro, 2013. Mediação da leitura em bibliotecas públicas [em linha]. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação). Marília, SP: Universidade Estadual Paulista. [Acesso em 18 fevereiro 2023]. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/PosGraduacao/CienciadaInformacao/Dissertacoes/rasteli_a_me_mar.pdf

SANTOS, Raquel do Rosário, SOUSA, Ana Cláudia Medeiros de, ASSIS, Pamela Oliveira, SOUSA, Gisele Meneses de Paula Almeida, SANTOS, João Manoel Santana Ferreira e SANTOS, Erick Alves dos, 2023. O descortinar da mediação da leitura no espetáculo crianceiras. Em Questão [em linha]. 2023. vol. 29. [Acesso em 14 março 2023]. DOI: 10.19132/1808-5245.29.122027 Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/122027/87055 DOI: https://doi.org/10.19132/1808-5245.29.122027

SANTOS NETO, João Arlindo dos; BORTOLIN, Sueli; ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. 2017. A concepção de apropriação da informação nos periódicos da área “comunicação e informação” e anais do Enancib. Em: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação [em linha]. Marília, SP: Ancib; UNESP. 2017 [Acesso em 28 janeiro 2023]. Disponível em: http://enancib.marilia.unesp.br/index.php/XVIII_ENANCIB/ENANCIB/paper/viewFile/546/688

SOUSA, Ana Cláudia Medeiros de, SANTOS, Raquel do Rosário, JESUS, Ingrid Paixão de, 2020. Mediação da cultura, da informação e da leitura para o protagonismo social. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação [em linha]. 2020. vol. 16. [Acesso em 18 fevereiro 2023]. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1333/1226

VERGUEIRO, Waldomiro de Castro Santos, 1994. Comic book collections in Brazilian public libraries: the “gibitecas”. New Library World [em linha]. 1994. v.95, no. 1117. DOI: https://doi.org/10.1108/03074809410070511

VERGUEIRO, Waldomiro de Castro Santos, 2005. Histórias em quadrinhos e serviços de informação: um relacionamento em fase de definição. DataGramaZero: Revista de Ciência da Informação [em linha]. 2005. vol. 6, no. 2, 2005. [Acesso em 8 janeiro 2023]. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/44838

YIN, R. K., 2005. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre, Brasil: Bookman.

ZAFALON, Zaira Regina, 2017. Recurso informacional e representação documental. Em: I EnReDo – Encontro de Representação Documental [em linha]. São Carlos, SP: Universidade Federal de São Carlos. 2017 [Acesso em 31 janeiro 2023]. Disponível em: http://www.telescopium.ufscar.br/index.php/enredo/enredo/paper/viewFile/110/107

ZANINELLI, Thais Batista, LIPINSKI, Bárbara, PINTO, Danieli, FONSECA, Diego Leonardo de Souza e MENEZES, Priscila Lopes, 2022. O conceito de unidades de informação: uma revisão sistemática na Ciência da Informação. Revista Ibero Americana de Ciência da Informação - RICI [em linha]. 2022. Vol. 15, no. 2, 2022. [Acesso em 29 janeiro 2023]. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/42562/34375

Downloads

Publicado

04/06/2023

Como citar

RAMOS, R. B. T. Gibiteca: Unidade de Informação para a mediação da leitura de histórias em quadrinhos. Liinc em Revista, [S. l.], v. 19, n. 1, p. e6312, 2023. DOI: 10.18617/liinc.v19i1.6312. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/6312. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

O digital, o tradicional, o novo normal? Espaços, políticas e agentes de Leitura