Gestão participativa, protagonismo popular e disposição para o consenso no setor musical e no movimento social da cultura no país a partir dos anos 2000
DOI:
https://doi.org/10.18617/liinc.v19i2.6502Palavras-chave:
movimento social, legislação cultural, plano nacional de cultura, MúsicaResumo
A partir da análise da participação dos atores do setor musical nas conferências nacionais de cultura e na produção do Plano Nacional de Cultura, percebemos toda uma movimentação no setor cultural pela legislação cultural no país durante os anos 2000. A participação civil no setor cultural implicou o aparecimento de coletividades antes não contadas como detentores dos direitos de cidadania. Esse aparecimento produziu um choque, incluiu parcelas da população nas condições de fruição e produção cultural e rompeu com as políticas conservadoras estabelecidas. Tomando como fontes materiais disponíveis em meio digital, como e-mails, blogs, jornais e sites, busca-se evidenciar que a participação popular nos processos decisórios foi correlata às transformações moleculares, possibilitadas pelo aprofundamento democrático havido no período
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