Assembleias métricas da produção científica: um estudo sobre as práticas de publicação, metrificação e circulação na plataforma Academia.edu

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18617/b4ksm677

Palavras-chave:

Academia.edu, Plataformas, Métricas, Produção científica, Circulação da produção científica

Resumo

As métricas estão presentes no cotidiano de pesquisadoras/es de variadas formas, alavancando processos de comparação e competição que são acentuados pelo fenômeno da plataformização. Nesse trabalho, realizamos um estudo de caso da plataforma Academia.edu visando discutir a construção da visibilidade e da persona online de pesquisadoras/es a partir das dinâmicas de publicação, metrificação e circulação da produção científica nessa rede social acadêmica. Propomos encarar esse complexo de dados acadêmicos como “assembleias métricas” (Burrows 2012) e assim ressaltar como diversas tecnologias de medição convergem para avaliar desempenhos e orientar comportamentos profissionais. Além de um esforço revisional teórico sobre o tema, realizamos um estudo qualitativo a partir de entrevistas semiestruturadas com pesquisadoras/es brasileiros que utilizam a plataforma. Essas conversas guiam um debate sobre as práticas associadas à Academia.edu e os regimes de visibilidade impulsionados por essa plataforma comercial.

Referências

ACADEMIA.EDU, 2024a. Searching Academia. [Acesso em 03 julho 2024]. Disponível em: https://support.academia.edu/hc/en-us/articles/360042889174-Searching-Academia.

ACADEMIA.EDU, 2024b. Analytics Overview. [Acesso em 03 julho 2024]. Disponível em: https://support.academia.edu/hc/en-us/articles/360042888134-Analytics-Overview.

BEER, David, 2016. Metric Power. London, England: Palgrave Macmillan UK.

BURROWS, Roger, 2012. Living with the H-Index? Metric Assemblages in the Contemporary Academy. The Sociological Review [em linha]. 15 maio 2012. vol. 60, no. 2, p. 355–372. DOI 10.1111/j.1467-954X.2012.02077.x.

DA SILVA NETO, Victo José e CHIARINI, Tulio, 2023. The Platformization of Science: Towards a Scientific Digital Platform Taxonomy. Minerva [em linha]. 28 outubro 2022. vol. 61, no. 1, p. 1–29. DOI 10.1007/s11024-022-09477-6.

DUFFY, Brooke Erin e POOLEY, Jefferson D, 2017. “Facebook for Academics”: The Convergence of Self-Branding and Social Media Logic on Academia.edu. Social Media + Society [em linha]. 17 março 2017. vol. 3, no. 1. DOI 10.1177/2056305117696523.

FELDMAN, Zeena e SANDOVAL, Marisol, 2018. Metric Power and the Academic Self: Neoliberalism, Knowledge and Resistance in the British University. tripleC: Communication, Capitalism & Critique [em linha]. 26 janeiro 2018. vol. 16, no. 1, p. 214–233. DOI 10.31269/triplec.v16i1.899.

HELMOND, Anne, 2019. Plataformização da Web. Em: OMENA, Janna Joceli (ed.). Métodos digitais: teoria-prática-crítica. Lisboa, Portugal: ICNova. 2019. p. 49-72.

JORDAN, Katy, 2019. From Social Networks to Publishing Platforms: A Review of the History and Scholarship of Academic Social Network Sites. Frontiers in Digital Humanities [em linha]. 11 março 2019. vol. 6, p. 5. DOI 10.3389/fdigh.2019.00005.

LUPTON, Deborah, MEWBURN, Inger e THOMSON, Pat (org.), 2017. The digital academic: critical perspectives on digital technologies in higher education. New York, EUA: Routledge.

MANCA, Stefania, 2018. ResearchGate and Academia.edu as networked socio-technical systems for scholarly communication: a literature review. Research in Learning Technology [em linha]. 20 fevereiro 2018. vol. 26. DOI 10.25304/rlt.v26.2008.

MARSHAL, Philip, BARBOUR, Kim e MOORE, Christopher, 2017. Academic persona: The construction of online reputation in the modern academy. Em: LUPTON, Deborah, MEWBURN, Inger e THOMSON, Pat (org.). The digital academic: critical perspectives on digital technologies in higher education. New York, EUA: Routledge.

NIYAZOV, Yuri, VOGEL, Carl, PRICE, Richard, et al., 2016. Open Access Meets Discoverability: Citations to Articles Posted to Academia.edu. PLOS ONE [em linha]. 17 fevereiro 2016. vol. 11, no. 2, p. e0148257. DOI 10.1371/journal.pone.0148257.

OLIVEIRA, Thaiane Moreira De, COLLAZO, Francisco, URIBE TIRADO, Alejandro, et al., 2022. Presentación. Agendas futuras para Latmétricas. Em: VÉLEZ CUARTAS, Gabriel; OLIVEIRA, Thaiane Moreira De; COLLAZO, Francisco; et al (org.). Métricas de la producción académica: evaluación de la investigación desde América Latina y el Caribe. [s.l.]: CLACSO.

ORTEGA, José Luis, 2015. Disciplinary differences in the use of academic social networking sites. Online Information Review [em linha]. 10 agosto 2015. vol. 39, no. 4, p. 520-536. DOI 10.1108/OIR-03-2015-0093.

PLANTIN, Jean-Christophe, 2016. Algorithmic Accountability in Scholarship: What We Can Learn from #DeleteAcademiaEdu. Media Policy Project [em linha]. 17 fevereiro 2016. Disponível em: https://blogs.lse.ac.uk/medialse/2016/02/17/algorithmic-accountability-in-scholarship-what-we-can-learn-from-deleteacademiaedu/.

PLANTIN, Jean-Christophe e THOMER, Andrea, 2023. Platforms, programmability, and precarity: The platformization of research repositories in academic libraries. New Media & Society [em linha]. 6 junho 2023. p. 1-21. DOI 10.1177/14614448231176758.

ROGERS, Richard, 2019. Engajados de outra maneira: as mídias sociais - das métricas de vaidade à análise crítica. Em: OMENA, Janna Joceli (ed.). Métodos digitais: teoria-prática-crítica. Lisboa, Portugal: ICNova. 2019. p. 73-98.

THOMAZ, Petronio Generoso Thomaz, ASSAD, Renato Samy e MOREIRA Luiz Felipe P., 2011. Uso do Fator de impacto e do índice H para avaliar pesquisadores e publicações. Arquivos Brasileiros de Cardiologia [em linha]. 25 março 2011. vol. 96, no. 2, p. 90–93. DOI 10.1590/S0066-782X2011000200001.

YAMADA, Yuki e TEIXEIRA DA SILVA, Jaime A, 2023. Academia Letters: Examination of an ‘Experimental’ Academia.edu Publishing Model. Journal of Scholarly Publishing [em linha]. 1 janeiro 2023. vol. 54, no. 1, p. 103–120. DOI 10.3138/jsp-2022-0028.

Downloads

Publicado

14/08/2024

Edição

Seção

Metrias críticas: representatividade, acesso e democratização dos dados

Como Citar

Assembleias métricas da produção científica: um estudo sobre as práticas de publicação, metrificação e circulação na plataforma Academia.edu. Liinc em Revista, [S. l.], v. 20, n. 1, p. e7026, 2024. DOI: 10.18617/b4ksm677. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/7026. Acesso em: 14 out. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 546

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.