Assembleias métricas da produção científica: um estudo sobre as práticas de publicação, metrificação e circulação na plataforma Academia.edu
DOI:
https://doi.org/10.18617/b4ksm677Palavras-chave:
Academia.edu, Plataformas, Métricas, Produção científica, Circulação da produção científicaResumo
As métricas estão presentes no cotidiano de pesquisadoras/es de variadas formas, alavancando processos de comparação e competição que são acentuados pelo fenômeno da plataformização. Nesse trabalho, realizamos um estudo de caso da plataforma Academia.edu visando discutir a construção da visibilidade e da persona online de pesquisadoras/es a partir das dinâmicas de publicação, metrificação e circulação da produção científica nessa rede social acadêmica. Propomos encarar esse complexo de dados acadêmicos como “assembleias métricas” (Burrows 2012) e assim ressaltar como diversas tecnologias de medição convergem para avaliar desempenhos e orientar comportamentos profissionais. Além de um esforço revisional teórico sobre o tema, realizamos um estudo qualitativo a partir de entrevistas semiestruturadas com pesquisadoras/es brasileiros que utilizam a plataforma. Essas conversas guiam um debate sobre as práticas associadas à Academia.edu e os regimes de visibilidade impulsionados por essa plataforma comercial.
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