Métricas igualitárias na ciência: caminhos para a construção de indicadores de diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade

Autores

  • Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Ciências da Informação.
  • Camila Carneiro Dias Rigolin UFSCar https://orcid.org/0000-0002-9400-2837

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v20i1.7036

Palavras-chave:

Indicadores DEIA, Métricas científicas, Igualdade na ciência, Políticas científicas, Democratização na ciência

Resumo

Em resposta à crescente demanda por ambientes científicos mais inclusivos, surgiu a necessidade de revisar as métricas convencionais usadas em avaliações acadêmicas e distribuição de recursos. Este artigo investiga o desenvolvimento de indicadores de Diversidade, Equidade. Inclusão e Acessibilidade (DEIA) como ferramentas fundamentais para promover métricas justas na ciência. A pesquisa foi motivada pela urgência em criar métodos que não apenas avaliem, mas também fomentem uma cultura de equidade, contribuindo para a modernização das métricas e incentivando a democratização da ciência. O objetivo foi propor indicadores DEIA práticos e eficazes, alinhados com os princípios de justiça e acessibilidade. A metodologia adotada incluiu uma abordagem teórico-crítica, apoiada nas teorias da interseccionalidade e do campo científico de Bourdieu, e análise documental, que permitiu uma investigação detalhada de práticas inovadoras. Os resultados apontaram seis indicadores: composição de gênero e minorias em posições de liderança; diversidade na autoria de publicações; equidade no acesso ao financiamento; taxas de retenção e sucesso de diversos grupos estudantis; clima organizacional e cultura inclusiva; e engajamento com comunidades sub-representadas. Esses indicadores oferecem uma visão ampla dos desafios na implementação dos princípios DEIA, influenciando o debate sobre reformas políticas e promovendo práticas científicas mais igualitárias e acessíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi, Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Ciências da Informação.
    1991- 1995 Doutorado em Educação. Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil. Título: Movimento Estudantil & Memória: Contribuição à Construção de Fontes de Pesquisa em Educação, Ano de Obtenção: 1995. Orientador: Bruno Pucci. Palavras-chave: movimento estudantil; memória; fontes de pesquisa. Grande área: Ciências Humanas/ Área: Educação/ Subárea: Fundamentos da Educação. Setores de atividade: Educação; Outros setores. 1980- 1986 Mestrado em Educação. Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil. Título: Política e Universidade: a consciência estudantil, Ano de Obtenção: 1986. Orientador: José Claudio Barriguelli. Palavras-chave: universidade; política; movimento estudantil. Grande área: Ciências Humanas/ Área: Educação/ Subárea: Fundamentos da Educação. Setores de atividade: Outros setores. 1975- 1979 Graduação em Ciências Sociais. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

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Publicado

14/08/2024

Edição

Seção

Metrias críticas: representatividade, acesso e democratização dos dados

Como Citar

Métricas igualitárias na ciência: caminhos para a construção de indicadores de diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade. Liinc em Revista, [S. l.], v. 20, n. 1, p. e7036, 2024. DOI: 10.18617/liinc.v20i1.7036. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/7036. Acesso em: 13 mar. 2025.