Métricas igualitárias na ciência: caminhos para a construção de indicadores de diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade
DOI:
https://doi.org/10.18617/liinc.v20i1.7036Palavras-chave:
Indicadores DEIA, Métricas científicas, Igualdade na ciência, Políticas científicas, Democratização na ciênciaResumo
Em resposta à crescente demanda por ambientes científicos mais inclusivos, surgiu a necessidade de revisar as métricas convencionais usadas em avaliações acadêmicas e distribuição de recursos. Este artigo investiga o desenvolvimento de indicadores de Diversidade, Equidade. Inclusão e Acessibilidade (DEIA) como ferramentas fundamentais para promover métricas justas na ciência. A pesquisa foi motivada pela urgência em criar métodos que não apenas avaliem, mas também fomentem uma cultura de equidade, contribuindo para a modernização das métricas e incentivando a democratização da ciência. O objetivo foi propor indicadores DEIA práticos e eficazes, alinhados com os princípios de justiça e acessibilidade. A metodologia adotada incluiu uma abordagem teórico-crítica, apoiada nas teorias da interseccionalidade e do campo científico de Bourdieu, e análise documental, que permitiu uma investigação detalhada de práticas inovadoras. Os resultados apontaram seis indicadores: composição de gênero e minorias em posições de liderança; diversidade na autoria de publicações; equidade no acesso ao financiamento; taxas de retenção e sucesso de diversos grupos estudantis; clima organizacional e cultura inclusiva; e engajamento com comunidades sub-representadas. Esses indicadores oferecem uma visão ampla dos desafios na implementação dos princípios DEIA, influenciando o debate sobre reformas políticas e promovendo práticas científicas mais igualitárias e acessíveis.
Referências
ALBERT, Mathieu, KLEINMAN, Daniel Lee, 2011. Bringing Pierre Bourdieu to Science and Technology Studies. Minerva [em linha]. 2011. [Acesso em 14 de abril de 2024]. vol. 49, no, 3, p. 263–273. DOI 10.1007/s11024-011-9174-2.
BOURDIEU, Pierre, 1983. O campo científico. Em: Bourdieu: sociologia. São Paulo, SP: Ática. p. 122–155.
BERTERO, Carlos Osmar, 2011. Uma nova dimensão da diversidade nas organizações. Revista de Administração de Empresas [em linha]. 2011. [Acesso em 18 de agosto de 2022], vol. 51, no.5, p.512–513. DOI 10.1590/S0034-75902011000500008.
CARTER-EDWARDS, Lori, HIDALGO, Bertha, LEWIS-HALL, Freda, NGUYEN, Tung, RUTTER, Joni, 2023. Diversity, equity, inclusion, and access are necessary for clinical trial site readiness. Journal of Clinical and Translational Science [em linha]. 2023b. [Acesso em 28 de março de 2024]. vol.7, no. 1, p. 1-5. 7(1). DOI 10.1017/cts.2023.660.
FERNANDES, Camila de Araújo, MACHADO, Márcio André Veras, 2023. Conselho de Administração, Diversidade de Gênero e Monitoramento. Revista de Administração de Empresas [em linha]. 2023. [Acesso em 12 de janeiro de 2024],vol. 63, no. 3, p. 1-23. DOI 10.1590/S0034-759020230303.
HAYASHI, Maria Cristina Piumbato Innocentini; MAROLDI, Alexandre Masson; HAYASHI, Carlos Roberto. 2022. Diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade em podcasts de biblioteconomia e ciência da informação. Revista EDICIC [em linha]. 2022. San Jose (Costa Rica), vol. 2, n.4, p.1-17, [Acesso em 14 de abril de 2024]. Disponível em https://ojs.edicic.org/revistaedicic/article/view/140/174.
HAYASHI, Maria Cristina Piumbato Innocentini. Linguagem inclusiva na ciência e na comunicação científica. 2023. [Acesso em 14 de abril de 2024]. Disponível em: https://www2.unesp.br/portal#!/prope/apoio-ao-pesquisador/propetips/propetip-37/
HELLERSTEDT, Karin, UMAN, Timur, WENNBERG, Karl. 2024. Fooled by Diversity? When Diversity Initiatives Exacerbate Rather Than Mitigate Bias and Inequality. Academy of Management Perspectives [em linha]. 2024. [Acesso em 27 de abril de 2024]. vol. 38, no.1, p. 1-41, DOI 10.5465/amp.2021.0206.
IRIGARAY, Hélio Artur Reis, STOCKER, Fabricio, MANCEBO Rafael Cuba, 2023. Gaslighting: a arte de enlouquecer grupos minoritários no ambiente de trabalho. Revista de Administração de Empresas [em linha]. 2023. [Acesso em 12 de novembro de 2023] vol. 63, no. 1, p. 1-18. DOI 0.1590/S0034-759020230105
KOZLOWSKI, Diego, LARIVIÈRE Vincent, SUGIMOTO, Cassidy, MONROE-WHITE, Thema, 2022. Intersectional inequalities in science. Proceedings of the National Academy of Sciences of USA. [em linha]. 2022. [Acesso em 29 de outubro de 2023]. vol. 119, no. 2, p. 1-8. DOI 10.1073/pnas.2113067119.
MEDEIROS, Rogério. 2019. Interseccionalidade e Políticas Públicas: Aproximações Conceituais e Desafios Metodológicos. Em: Implementando desigualdades: reprodução de desigualdades na implementação de políticas públicas, Rio de Janeiro, RJ: IPEA, p.79-103
NATIONAL ACADEMIES OF SCIENCES, ENGINEERING, AND MEDICINE (NAS). Advancing Diversity, Equity, Inclusion, and Accessibility in the Leadership of Competed Space Missions [Em linha] Washington,DC: The National Academies Press, 2022 [consult. 2024-03-06] DOI 10.17226/26385
NATIONAL ACADEMIES OF SCIENCES, ENGINEERING, AND MEDICINE (NAS). The State of Anti-Black Racism in the United States: Reflections and Solutions from the Roundtable on Black Men and Black Women in Science, Engineering, and Medicine [Em linha] Washington, DC: The National Academies Press, 2023 [consult. 2024-04-02] DOI 10.17226/26692
NATIONAL ACADEMIES OF SCIENCES, ENGINEERING, AND MEDICINE (NAS). Supporting Family Caregivers in STEMM: A Call to Action. [Em linha]. Washington, DC: The National Academies Press, 2024. [consult. 2024-04-02] DOI 10.17226/27416
NIELSEN, Mathias Wullum, BLOCH, Carter Walter, SCHIEBINGER, Londa 2018. Making gender diversity work for scientific discovery and innovation. Nature Human Behaviour [em linha]. 2018.[Acesso em 09 de junho de 2022], vol. 2, no. 10, p. 726–734. DOI 10.1038/s41562-018-0433-1
RISTA, Fariha Nazneen, AL MOMIM, Khondhaker, SADRI, Arif Mohaimin,2022. Identifying Diversity, Equity, Inclusion, and Accessibility (DEIA) Indicators for Transportation Systems using Social Media Data: The Case of New York City during Covid-19 Pandemic. [em linha] 26 de outubro de 2022. p.1-25 [Acesso em 03 de março de 2024]. Disponível em https://arxiv.org/abs/2210.14962
RODRIGUEZ, Ramiro, OSMAN, Karima, ANDERSON, Lachlan, PASCUAL, Mica, DELLAVALLE, Robert. 2024. Themes and Topics on Diversity, Equity, and Inclusion in JMIR Dermatology Publications. JMIR Dermatology [em linha]. 2024. [Acesso em 10 de abril de 2024], vol. 7, no. 1, p.1-3, DOI: 10.2196/48762
STANICUASKY, Fernanda. The science meritocracy myth devalues women 2023. Science [em linha]. 2023. [Acesso em 02 de fevereiro de 2024]. vol. 379, no. 6639, p.1308. DOI 10.1126/science.adh3071.
US NATIONAL SCIENCE FOUNDATION (NSF). Women, Minorities, and Persons with Disabilities in Science and Engineering. [Em linha] Arlington, VA: National Center for Science and Engineering Statistics, 2017. [consult. 2024-01-03]. Disponível em https://www.nsf.gov/statistics/2017/nsf17310/digest/occupation/women.cfm.
US NATIONAL SCIENCE FOUNDATION (NSF). Diversity, Equity, Inclusion, & Accessibility (DEIA) Strategic Plan. [Em linha]. Arlington, VA: US National Science Foundation, 2022. [consult. 2023-04-08] Dipsonível em https://www.nsf.gov/od/oecr/reports/DEIA_Strategic_Plan_2022.pdf
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi, Camila Carneiro Dias Rigolin

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Liinc em Revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Consulte a Política de Acesso Livre e Autoarquivamento para informações permissão de depósitos de versões pré-print de manuscritos e artigos submetidos ou publicados à/pela Liinc em Revista.
Liinc em Revista, publicada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, é licenciada sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC BY 4.0