Tecnologia, experiência e memória
DOI:
https://doi.org/10.18617/liinc.v1i2.190Abstract
O artigo investiga a estruturação de uma nova cultura de memória, a qual inverte a lógica metafísica com que se pensou a relação entre tecnologia e experiência nas ciências sociais. Com as recentes tecnologias da vida e da informação, a concepção do corpo humano como algo que se constitui à margem de um aparato tecnológico declina em credibilidade. Com isso, um dos principais projetos da metafísica ocidental, a saber, a estruturação de um campo de experiência e conhecimento livre de suportes técnicos, malogra em seu humanismo tecnofóbico. A partir de uma apreciação do conto Memento Mori, de Jonathan Nolan, e do filme Amnésia, de Christopher Nolan, analiso a relação entre memória e escritura, corpo e arquivo na contemporaneidade. O objetivo é perceber as tensões e oscilações implícitas na tentativa de instauração de uma mnemotécnica pretensamente pós-humana ou pós-orgânica.
Palavras-chave: tecnologia; experiência; memória; humanismo; pós-humanismo.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
Authors retain copyright and grant Liinc em Revista the right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The authors have permission and are encouraged to deposit their manuscripts and versios of record (VoR) in their personal web pages or institutional repositories, generic repositories etc., before (pre-print) or after (post-print) the publication in Liinc em Revista, according to its open access depositing policy registered in the Directory of Editorial Policies of Brazilian Journals (DIADORIM), kindly providing a link to the article published on Liinc's website.
Liinc em Revista, published by Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License – CC BY 4.0