Tecnologia, experiência e memória
DOI:
https://doi.org/10.18617/liinc.v1i2.190Palabras clave:
Tecnologia; Experiência; Memória; Humanismo; Pós humanismoResumen
O artigo investiga a estruturação de uma nova cultura de memória, a qual inverte a lógica metafísica com que se pensou a relação entre tecnologia e experiência nas ciências sociais. Com as recentes tecnologias da vida e da informação, a concepção do corpo humano como algo que se constitui à margem de um aparato tecnológico declina em credibilidade. Com isso, um dos principais projetos da metafísica ocidental, a saber, a estruturação de um campo de experiência e conhecimento livre de suportes técnicos, malogra em seu humanismo tecnofóbico. A partir de uma apreciação do conto Memento Mori, de Jonathan Nolan, e do filme Amnésia, de Christopher Nolan, analiso a relação entre memória e escritura, corpo e arquivo na contemporaneidade. O objetivo é perceber as tensões e oscilações implícitas na tentativa de instauração de uma mnemotécnica pretensamente pós-humana ou pós-orgânica.
Referencias
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era da reprodutibilidade técnica. In: ______. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
CAYGILL, Howard. Meno and the internet: between memory and the archive. History of the Human Sciences, v.12, n. 2, p. 1-11, 1999.
______. Walter Benjamin: the colour of experience. London: Routledge, 1998.
DERRIDA, Jacques. A farmácia de Platão. 2. ed. São Paulo: Iluminuras, 1997.
______. Gramatologia. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 1999.
______. Mal de arquivo: uma impressão freudiana. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.
FERREIRA, Jonatas. A condição pós-humana: ou “como pular sobre nossa própria sombra”. Política & Trabalho, João Pessoa, n. 21, 2004.
FERREIRA, Jonatas; AMARAL JR., Aécio. Memória eletrônica e desterritorialização. Política & Sociedade, Florianópolis, v. 1, n. 4, 2004.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Sete aulas sobre linguagem, memória e história. Rio de Janeiro: Imago, 1997.
HABERMAS, Jürgen. O futuro da natureza humana: a caminho de uma eugenia liberal? São Paulo: Martins Fontes, 2004.
HARAWAY, Donna J. Ciencia, cyborgs y mujeres: la reinvención de la naturaleza. Madrid: Ediciones Cátedra, 1991.
HAYLES, N. Katherine. How we became posthuman: virtual bodies in cybernetics, literature, and informatics. Chicago: The University of Chicago Press, 1999.
HEIDEGGER, Martin. A questão da técnica. In: ______. Ensaios e conferências. 2. ed. Petrópolis Vozes, 2002.
IHDE, Don. Incorporando a matéria: fenomenologia e filosofia da tecnologia. Política & Trabalho, João Pessoa, n. 21, 2004.
MARCUSE, Herbert. A ideologia da sociedade industrial: o homem unidimensional. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1973.
POSTER, Mark. The mode of information: poststructuralism and social context. Cambridge: Polity Press, 1990.
WEINRICH, Harald. Lete: arte e crítica do esquecimento. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Aécio Amaral Jr

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam na Liinc em Revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Consulte a Política de Acesso Livre e Autoarquivamento para informações permissão de depósitos de versões pré-print de manuscritos e artigos submetidos ou publicados à/pela Liinc em Revista.
Liinc em Revista, publicada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, é licenciada sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC BY 4.0