Crianças com paralisia cerebral e percurso informacional de mulheres mães

estratégias e ações na defesa da cidadania

Autores/as

  • Alberth Sant´Ana Costa da Silva Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Belo Horizonte, MG, Brasil.
  • Alcenir Soares dos Reis Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Belo Horizonte, MG, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v7i1.407

Palabras clave:

paralisia cerebral, maternidade, Ciência da Informação, Paralisia cerebral, Maternidade, Rede

Resumen

Este estudo teve por objetivo apreender e colocar em perspectiva o significado e as contribuições advindas da informação, em termos de relações, cuidados e manuseios dispensados às crianças que apresentam diagnóstico de paralisia cerebral, tendo  como centralidade  as  experiências  maternas. Conduziu-se a pesquisa por meio da combinação de métodos quantitativos e qualitativos e foram utilizadas, para a concretização e a obtenção dos dados, a pesquisa documental, a observação participante e a entrevista semiestruturada. A informação tornou-se um subsídio fundamental no processo de conscientização da condição de saúde do filho; na aprendizagem e na superação das dificuldades. Notadamente, as contribuições da informação revelaram-se de grande valia nos cuidados dispensados aos filhos, bem como na aquisição e adoção de mecanismos que promovem a integração social da criança.  Percebeu-se, ainda, que a visualização da rede de interações tecidas por essas mulheres-mães na defesa da cidadania, além de apresentar a posição de centralidade dos filhos, aponta o componente informacional que está subjacente às manifestações de solidariedade em rede.

 

Biografía del autor/a

  • Alcenir Soares dos Reis, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Belo Horizonte, MG, Brasil.



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Publicado

01/04/2011

Número

Sección

XI Enancib: Ciência da Informação em foco