Participação da sociedade civil na IV Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação
DOI:
https://doi.org/10.18617/liinc.v8i1.462Palabras clave:
Política de CTI, Participação, Sociedade Civil, DesenvolvimentoResumen
Este artigo tem por objetivo analisar a participação da sociedade civil no processo de elaboração e implementação da Política de Ciência,Tecnologia e Inovação (CTI) no Brasil tendo em vista uma estratégia de desenvolvimento sustentável. O artigo apresenta o argumento que a realização das Conferências de CTI tem permitido uma ampliação da percepção da importância da CTI para o desenvolvimento do país e facilitado a participação de novos atores da sociedade civil nas discussões em torno das tecnologias sociais. Desse modo, tem contribuído para o tratamento da questão social na agenda da PCTI. Contudo, as Conferências de CTI têm seguido mais o modelo tradicional de alfabetização científica dos cidadãos do que criado uma abertura para colher opiniões e demandas dos participantes para a definição da política.
Referencias
ALBAGLI, Sarita; MACIEL, M. L. Informação e conhecimento na inovação e no desenvolvimento local. Ciência da Informação, v. 33, n. 3, p. 9-16, set./dez. 2004.
ALBORNOZ, Mario. Los problemas de la ciencia y el poder. Revista CTS, v. 3, n. 8, p. 47-65. abr. 2007.
BALBACHEVSKY, E. Processos decisórios em política científica, tecnológica e de inovação no Brasil: análise crítica. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL, 2010, Brasília. Nova geração de política em ciência, tecnologia e inovação. Brasília: CGEE, 2010.
BOURDIEU, Pierre. Para uma sociologia da ciência. Lisboa: Edições 70, 2008. CONFERÊNCIA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA E INOVAÇÃO PARA O
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, 4., 2010, Brasília. Livro azul. Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia: Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, 2010.
DAGNINO, Renato. Mais além da participação pública na ciência: buscando uma reorientação dos estudos sobre ciência, tecnologia e sociedade em Ibero-américa. Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología, Sociedad y Innovacion, n. 7, sept./dic. 2006. Disponível em:
<http://www.oei.es/revistactsi/numero7/articulo02.htm2006>. Acesso em: 2012.
____________. As trajetórias dos estudos sobre ciência, tecnologia e sociedade e da política científica e tecnológica na Ibero-América. Alexandria, v. 1, n. 2, p. 3-36, jul. 2008.
EINSIEDEL, Edna; JELOE, Erling; BRECK, Thomas. Publics at the technology table: the consensus conference in Denmark, Canada, and Australia: public understand. Science, v. 10 p. 83–98, 2001.
INSTITUTO DE TECNOLOGIA SOCIAL – ITS. Cidadania em CT&I: uma mudança de paradigma: seminários preparatórios para a 3. Conferência Nacional de CT&I. Brasília: CGEE, junho de 2005. Disponível em:
. Acesso em: 2012
____________. Manifesto do Fórum Nacional de CT&I para a III CNCTI. 2005.
LAHORGUE Maria Alice. Política de C&T e participação: o caso dos conselhos regionais de desenvolvimento no sul do Brasil. In: Congreso Iberoamericano de Ciudadanía y Políticas Públicas en Ciencia y Tecnología, 2008, Madri. Disponível em:
<http://www.oei.es/CongresoCiudadania/comunicaciones.htm>. Acesso em: 2012.
LÓPEZ CEREZO, Jose Antonio. Los estudios de ciencia, tecnología y sociedade. Revista Iberoamericana de Educación, n. 20, p. 217-225, 1999.
____________. Participación ciudadana y cultura científica. ARBOR Ciencia Pensamiento Y Cultura, n. 715, p. 351-362, sept./oct. 2005.
OEI. Entrevista, José Antonio López Cerezo: la cultura científica tiene un extraordinario valor práctico para mejorar la vida de las personas. 2010. Disponível em: <http://www.oei.es/divulgacioncientifica/entrevistas_122.htm>. Acesso em: 2012.
PALACIOS, E. (Ed.) Ciencia, tecnología y sociedad: una introducción al estudio social de la ciencia y la tecnología. Madrid: OEI, 2001.
PEREIRA, Guilherme R. Tecnologias sociais, democracia e desenvolvimento: texto didático, projeto TICs. Natal: UFRN, 2010.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências na transição para uma ciência pós-moderna. Estudos Avançados, v. 2, n. 2, p. 46-71, 1988.
REDE DE TECNOLOGIA SOCIAL – RTS. Tecnologia social e desenvolvimento sustentável: contribuições da RTS para a formulação de uma política de estado de ciência, tecnologia e inovação. Brasília, 2010.
VELHO, Lea. Modos de produção de conhecimento e inovação: estado da arte e implicações para a política científica, tecnológica e de inovação. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL, 2010, Brasília. Nova geração de política de ciência, tecnologia e inovação (PCTI). Brasília: Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, 2010.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Guilherme Reis Pereira, Paulo Sobral Escada

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam na Liinc em Revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Consulte a Política de Acesso Livre e Autoarquivamento para informações permissão de depósitos de versões pré-print de manuscritos e artigos submetidos ou publicados à/pela Liinc em Revista.
Liinc em Revista, publicada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, é licenciada sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC BY 4.0