Participação da sociedade civil na IV Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação

Autores/as

  • Guilherme Reis Pereira Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, RN, Brasil.
  • Paulo Sobral Escada Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. São José dos Campos, São Paulo, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v8i1.462

Palabras clave:

Política de CTI, Participação, Sociedade Civil, Desenvolvimento

Resumen

 Este artigo tem por objetivo analisar a participação da sociedade civil no processo de elaboração e implementação da Política de Ciência,Tecnologia e Inovação (CTI) no Brasil tendo em vista uma estratégia de desenvolvimento sustentável. O artigo apresenta o argumento que a realização das Conferências de CTI tem permitido uma ampliação da percepção da importância da CTI para o desenvolvimento do país e facilitado a participação de novos atores da sociedade civil nas discussões em torno das tecnologias sociais. Desse modo, tem contribuído para o tratamento da questão social na agenda da PCTI. Contudo, as Conferências de CTI têm seguido mais o modelo tradicional de alfabetização científica dos cidadãos do que criado uma abertura para colher opiniões e demandas dos participantes para a definição da política.


Referencias

ALBAGLI, Sarita; MACIEL, M. L. Informação e conhecimento na inovação e no desenvolvimento local. Ciência da Informação, v. 33, n. 3, p. 9-16, set./dez. 2004.

ALBORNOZ, Mario. Los problemas de la ciencia y el poder. Revista CTS, v. 3, n. 8, p. 47-65. abr. 2007.

BALBACHEVSKY, E. Processos decisórios em política científica, tecnológica e de inovação no Brasil: análise crítica. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL, 2010, Brasília. Nova geração de política em ciência, tecnologia e inovação. Brasília: CGEE, 2010.

BOURDIEU, Pierre. Para uma sociologia da ciência. Lisboa: Edições 70, 2008. CONFERÊNCIA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA E INOVAÇÃO PARA O

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, 4., 2010, Brasília. Livro azul. Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia: Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, 2010.

DAGNINO, Renato. Mais além da participação pública na ciência: buscando uma reorientação dos estudos sobre ciência, tecnologia e sociedade em Ibero-américa. Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología, Sociedad y Innovacion, n. 7, sept./dic. 2006. Disponível em:

<http://www.oei.es/revistactsi/numero7/articulo02.htm2006>. Acesso em: 2012.

____________. As trajetórias dos estudos sobre ciência, tecnologia e sociedade e da política científica e tecnológica na Ibero-América. Alexandria, v. 1, n. 2, p. 3-36, jul. 2008.

EINSIEDEL, Edna; JELOE, Erling; BRECK, Thomas. Publics at the technology table: the consensus conference in Denmark, Canada, and Australia: public understand. Science, v. 10 p. 83–98, 2001.

INSTITUTO DE TECNOLOGIA SOCIAL – ITS. Cidadania em CT&I: uma mudança de paradigma: seminários preparatórios para a 3. Conferência Nacional de CT&I. Brasília: CGEE, junho de 2005. Disponível em:

. Acesso em: 2012

____________. Manifesto do Fórum Nacional de CT&I para a III CNCTI. 2005.

LAHORGUE Maria Alice. Política de C&T e participação: o caso dos conselhos regionais de desenvolvimento no sul do Brasil. In: Congreso Iberoamericano de Ciudadanía y Políticas Públicas en Ciencia y Tecnología, 2008, Madri. Disponível em:

<http://www.oei.es/CongresoCiudadania/comunicaciones.htm>. Acesso em: 2012.

LÓPEZ CEREZO, Jose Antonio. Los estudios de ciencia, tecnología y sociedade. Revista Iberoamericana de Educación, n. 20, p. 217-225, 1999.

____________. Participación ciudadana y cultura científica. ARBOR Ciencia Pensamiento Y Cultura, n. 715, p. 351-362, sept./oct. 2005.

OEI. Entrevista, José Antonio López Cerezo: la cultura científica tiene un extraordinario valor práctico para mejorar la vida de las personas. 2010. Disponível em: <http://www.oei.es/divulgacioncientifica/entrevistas_122.htm>. Acesso em: 2012.

PALACIOS, E. (Ed.) Ciencia, tecnología y sociedad: una introducción al estudio social de la ciencia y la tecnología. Madrid: OEI, 2001.

PEREIRA, Guilherme R. Tecnologias sociais, democracia e desenvolvimento: texto didático, projeto TICs. Natal: UFRN, 2010.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências na transição para uma ciência pós-moderna. Estudos Avançados, v. 2, n. 2, p. 46-71, 1988.

REDE DE TECNOLOGIA SOCIAL – RTS. Tecnologia social e desenvolvimento sustentável: contribuições da RTS para a formulação de uma política de estado de ciência, tecnologia e inovação. Brasília, 2010.

VELHO, Lea. Modos de produção de conhecimento e inovação: estado da arte e implicações para a política científica, tecnológica e de inovação. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL, 2010, Brasília. Nova geração de política de ciência, tecnologia e inovação (PCTI). Brasília: Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, 2010.

Publicado

27/04/2012

Número

Sección

Dossiê Ciência, tecnologia e inovação social