Allusion to nazism in a message from the federal government: a study based on sign’s economy and communication’s ecology

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v17i1.5610

Keywords:

Communication ecology, Signal economy, Brazilian politics

Abstract

The communication of the current Brazilian federal government makes use of massive broadcasting strategies and digital technologies that provide network sharing. Excluding speeches became frequent, and the publication of a video whose speech was emulated from Nazi Germany's propaganda minister, Joseph Goebbels, is emblematic. The episode culminated in the dismissal of the secretary responsible for the department, but it did not end the communication model used. An interpretation of such a communication strategy is presented in the light of the signal economy, according to Harry Pross. Based on a case study, a prognosis for the exchange of messages in their social use is outlined, based on the ecology of communication, proposed by Vicente Romano: an ethical counterpoint in communication processes, based on the social relationships that celebrate diversity

Author Biographies

  • Agnes de Sousa Arruda, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura, Universidade de Sorocaba, Sorocaba, SP Brasil

    Doutora (2019) e Mestra (2010) em Comunicação pela Universidade Paulista com graduação em Comunicação Social - Jornalismo pelo Centro Universitário Teresa D´Ávila (2005). Professora dos cursos de Design Gráfico, Jornalismo e Publicidade e Propaganda da UMC - Universidade de Mogi das Cruzes (atual), nos quais também atuou como coordenadora entre 2013 e 2018. Na UMC também é professora dos Cursos Superiores de Tecnologia do núcleo de Negócios, atuando ainda como conteudista e tutora em disciplinas na modalidade à distância, bem como orientadora dos Trabalhos de Conclusão de Curso da pós-graduação em Marketing (lato sensu). Desenvolve projetos de pesquisa e extensão. Tem produção técnica em assessoria de comunicação, imprensa e imagem, bem como editoração impressa e eletrônica (jornalismo multiplataforma) e em produção e planejamento editorial com ênfase nas áreas de Política, Educação, Cultura e Lazer. Atualmente pesquisa sobre corpo, mídia e imaginário midiático nos processos da gordofobia. Concluiu o doutorado com bolsa CAPES-PROSUP e PDSE-CAPES, com estágio de doutoramento no CES - Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, em Portugal (2018-2019).

  • Tadeu Rodrigues Iuama, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura, Universidade de Sorocaba, Sorocaba, SP Brasil

    Doutor em Comunicação (UNIP). Mestre em Comunicação e Cultura (UNISO), Especialista em Ludoterapia (FAVED) e Ludopedagogia (UNIASSELVI), Bacharel em Administração (UNISO). Dedica-se aos estudos dos jogos, sobretudo o larp (live action role play) e o RPG (Role Playing Game), e sua relação com a comunicação. Participante dos Grupos de Pesquisas MiLu - Mídias Lúdicas e NAMI - Narrativas Midiáticas, sediados na Universidade de Sorocaba e Mídia e Estudos do Imaginário, sediado na Universidade Paulista. Professor do Centro Universitário Belas Artes.

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Published

31/05/2021

Issue

Section

Infodemic and Our Future

How to Cite

ARRUDA, Agnes de Sousa; IUAMA, Tadeu Rodrigues. Allusion to nazism in a message from the federal government: a study based on sign’s economy and communication’s ecology. Liinc em Revista, [S. l.], v. 17, n. 1, p. e5610, 2021. DOI: 10.18617/liinc.v17i1.5610. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/5610. Acesso em: 1 may. 2025.