Alusão ao nazismo em mensagem do governo federal: um estudo a partir da economia dos sinais e da ecologia da comunicação
DOI:
https://doi.org/10.18617/liinc.v17i1.5610Palavras-chave:
Ecologia da Comunicação, Economia dos sinais, Política brasileiraResumo
A comunicação do atual governo federal brasileiro faz uso de estratégias de emissão massiva e das tecnologias digitais que proporcionam o compartilhamento em rede. Falas excludentes se tornaram frequentes, sendo emblemática a publicação de um vídeo cujo discurso foi emulado do ministro da propaganda da Alemanha Nazista, Joseph Goebbels. O episódio culminou na demissão do secretário responsável pela pasta que veiculou a mensagem, mas não encerrou o modelo de comunicação utilizado. Apresenta-se uma interpretação de tal estratégia de comunicação à luz da economia dos sinais, conforme Harry Pross. A partir de um estudo de caso, traça-se um prognóstico para a troca de mensagens em seu uso social, alicerçado pela ecologia da comunicação, proposta por Vicente Romano: um contraponto ético em processos comunicacionais, lastreado nas relações sociais celebrantes da diversidade
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