Reflexões sobre as atuações do bibliotecário e jornalista como agentes facilitadores na construção de saberes no combate à desinformação

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v17i1.5701

Keywords:

Digital cultural practices, Librarians, Journalists, Infodemic, ; Misinformation

Abstract

The present work initially highlights the importance of studies on the phenomenon of information in the digital environment. It makes considerations about the possibility of interdisciplinary action by professionals in the field of Information and Communication Science, specifically Librarians and Journalists. The critical reflection on the possibilities of these professionals' joint work in the fight against infodemic and misinformation brings as a structural definition the practices of digital culture proposed by the author Dalton Martins, characterized as: informational, communicational, relational and curatorial practices. Within this scope, approximations in the performance of librarians and journalists are presented and based on their specific skills and abilities. It was concluded that, although there are differences in the temporality of performance between both areas, since journalists basically deal with information that needs to be revealed immediately, an interdisciplinary trajectory that involves the librarian in this journalistic context appears to be unfolding as a huge potential for leveraging fact checking actions by making it possible to accurately and reliably back up information sources for the initial stages of the journalists' work, providing greater agility in the production of news

Author Biographies

  • Português, Português

    Professora visitante na Universidade de Harvard junto à equipe de Curadoria Digital do Projeto Dataverse no Institute for Quantitative Social Science (IQSS). Estágio Pós-Doutoral na Universidade de Barcelona em projetos de pesquisa sobre Ciência Aberta, Preservação Digital e Biblioteca Escolar no contexto europeu e Brasileiro; Doutora e mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB; Especialista em Inteligência Organizacional e Competitiva pela Universidade de Brasília (UnB); Especialista em Redes de Computadores pela Universidade Católica de Goiás (UCG); Graduada em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Goiás (UCG). Professora Associada da Universidade Federal de Goiás (UFG) atuando nas áreas de: Gestão de Dados de Pesquisa, Ciência Aberta, Preservação Digital, Curadoria Digital, Mídias Sociais Digitais, Acervos Culturais Digitais, Inclusão social e digital, Biblioteca Escolar, Inteligência competitiva.

  • Português Português, Universidade Federal de Pernambuco

    Pós-Doutorado em Ciência da Informação, Doutorado e Mestrado em Ciência da Informação (Unb), Especializações em Inteligência Competitiva (UnB) e Administração (UFBA), Graduação em Biblioteconomia (UnB). Experiência em Biblioteconomia, Arquivologia e Gestão da Informação em diversos campos de atuação: indústria e comércio, saúde, agricultura e educação. Atualmente, docente dos Cursos de Biblioteconomia e Gestão da Informação na UFPE. Coordena o projeto de pesquisa sobre Acessibilidade: informação e educação para a democracia. Atua como Membro do Grupo de Pesquisa da Rede Cariniana, vinculado ao CNPq, na linha de Curadoria digital. Atuou em projetos sobre repositórios digitais e continua desenvolvendo estudos na área. Membro integrante da Rede Nordeste de Repositórios Digitais. Participa como Membro do Comitê Curador de Arte e Cultura da UFPE, na área de Patrimônio. Áreas de estudo e pesquisa: Ciência Aberta, Repositórios Digitais, Preservação Digital, Gestão da Informação e do Conhecimento, GLAM (Galerias, Bibliotecas, Arquivos e Museus), Cultura e Serviços.

  • Português Português, Português

    Doutoranda em Comunicação, mídia e cultura pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFG. Mestre em Comunicação. Bacharel em Biblioteconomia pela Faculdade de Informação e Comunicação na Universidade Federal de Goiás. Atua como Tutora presencial do curso em EAD de Biblioteconomia da Universidade Salgado de Oliveira - Universo. Atuou como docente do curso de Graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás (2016/2018) e Professora tutora e conteudista do Curso de Especialização latu sensu Letramento Informacional: educação para a informação (Universidade Aberta do Brasil - CAPES). É integrante do GT de acessibilidade da FABAB e coordenadora do projeto Bibliocriativa. Desenvolve projetos nas áreas de inclusão digital, letramento e políticas culturais. Atualmente estuda Comunicação científica, Ciência Aberta e avaliação de C&T. É pesquisadora em cooperação internacional com a Heriott-Watt University (Escócia) para desenvolvimento de gamificação para grupos vulneráveis e compreensão do acesso a informação e tomada de decisões em relação ao Covid-19. 

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Published

06/06/2021

Issue

Section

Infodemic and Our Future

How to Cite

REZENDE, Laura Vilela Rodrigues; PORTUGUÊS, Português; PORTUGUÊS, Português. Reflexões sobre as atuações do bibliotecário e jornalista como agentes facilitadores na construção de saberes no combate à desinformação . Liinc em Revista, [S. l.], v. 17, n. 1, p. e5701, 2021. DOI: 10.18617/liinc.v17i1.5701. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/5701. Acesso em: 1 may. 2025.