Acesso livre e publicação acadêmica na América Latina

dez sabores e algumas reflexões

Autores/as

  • Juan Pablo Alperin Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas, SP, Brasil.
  • Gustavo Fischman Leadership & Policy Studies Faculty, University Drive and Mill Avenue, Tempe, AZ, EUA.
  • John Willinsky Stanford University School of Education. Stanford, CA, EUA.

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v4i2.269

Palabras clave:

Acesso livre, América Latina e Caribe, Tecnologias de Informação e Comunicação, Difusão do conhecimento, Comunicação acadêmica

Resumen

Argumenta-se neste artigo que muitos acadêmicos e sistemas científicos na América Latina e no Caribe compartilham motivações éticas e epistemológicas a respeito da importância de se aumentar a "presença pública" da pesquisa acadêmica e que muitos deles estão bem posicionados para se valer da crescente infra-estrutura de tecnologias de informação e comunicação (TIC)e dos movimentos de Acesso Livre (AL) para que a ciência produzida na região circule e se compartilhe amplamente. A existência de exemplos latino-americanos para a classificação dos dez modelos de Willinsky para artigos de periódicos é vista como indicação de que o AL já se instalou na região.


Referencias

ALTBACH, P. G. (2004). Globalisation and the university: Myths and realities in an unequal world. Tertiary Education and Management, 10(1), 3-25.

AMD. (2008). AMD’s 50 by 15 initiative. Retrieved May 13th, 2008, From: http://www.50x15.com/en-us/about.aspx

BABINI, D., & SMART, P. (2006). Using digital libraries to provide online access to social science journals in latin america. Learned Publishing, 19, 107-113.

De SAGASTIZÁBAL, L., RUBIO, L., & GONZÁLEZ SORO, A. (2006). Editoriales universitarias de América Latina y el Caribe. In IESALC. Informe Sobre la Educación Superior en América Latina y el Caribe 2000-2005: La Metamorfosis de la Educación Superior (217-230).

Caracas, Venezuela: Instituto Internacional de la UNESCO para la Educación Superior en América Latina y el Caribe. In: http://redaluc.uaemex.mx SciELO. (2008). Scientific Electronic Library Online. URL: http://www.scielo.org

FERNÁNDEZ-MALDONADO, A. M. (Ed.). (2001). Opportunities and risks of the Latin America cybespace. Presented at 2nd Global Congress on Community Networking, Buenos Aires, Argentina.

HAIDER, J. (2005). The geographic distribution of open access journals. Poster Presentation at ICML 9, World Congress on Health Information and Libraries. Salvador/Bahia, Brazil, September 20-23. URL: http://www.soi.city.ac.uk/~ch696/icml9_poster_haider.pdf

HAIDER, J. (2007). Of the rich and the poor and other curious minds: On open access and “development”. Perspectives, 59(4/5), 449-461.

HILBERT, M., & KATZ, J. (2003). Building and information society: A Latin American and Caribbean perspective. Santiago de Chile: ECLAC.

LATINDEX. (2008). Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal. URL: http://www.latindex.unam.mx

LUCAS, R., WIllinsky, J. (In Press). Open Access to E-Research. In N. Jankowski (Ed.), eResearch: Transformations in Scholarly Practice. London: Routledge.

MARIÃIÇ, S. (2002). Scholarly journals from science periphery: Towards a common methodology for evaluating their scientific communicability? Croatian Information and Documentation Society. En: http://dlist.sir.arizona.edu/87/

NIELSEN//NetRatings. (2008). Internet World Stats: World Internet Usage Statistics. Retrieved May 3rd, 2008, From: http://www.internetworldstats.com/stats.htm

PRABHA, C. (2007). Shifting from print to electronic journals in ARL university libraries. Serials Review, 33(1), 4-13.

REDALYC. (2008). Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal. URL: http://www.redalyc.org

SUBER, P. (2007). Timeline of the open access movement. Retrieved May 5th, 2008, From: http://www.earlham.edu/~peters/fos/timeline.htm

TERRA FIGARI, L.I. (2008). Diseminación del conocimiento académico en América Latina. Montevideo. In Antropologia Social Y Cultural En Uruguay 2007. Uruguay: UNESCO.

VILLANUEVA, E. (2006). Accidental open access and the hazards involved: Preliminary experiences on internet-based publishing in a peruvian university. First Monday, 11(6).

WILLINSKY, J. (2006). The access principle: The case for open access to research and scholarship. Cambridge, MA: MIT Press

Publicado

18/11/2025

Número

Sección

Acesso Livre: um novo paradigma para a comunicação científica