Arquiteturas cognitivas e informacionais no contexto das dinâmicas sociais contemporâneas

Autores/as

  • Edna Gusmão de Góes Brennand Universidade Federal da Paraíba. Paraíba, PB, Brasil.
  • Eládio José de Góes Brennand Universidade Federal da Paraíba. Paraíba, PB, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v6i2.381

Palabras clave:

Arquiteturas cognitivas, Convergência tecnológica, Fluxos de informação, Dinâmicas sociais

Resumen

Investiga bases conceituais para compreender a arquitetura das redes de comunicação no ciberespaço, e fluxos de informação e aprendizagens entre sujeitos no contexto das dinâmicas sociais contemporâneas. Analisa quatro eventos atuais: a mundialização da economia; a migração de pessoas ligadas a causas políticas, econômicas e religiosas; a revolução das tecnologias da informação e comunicação e a convergência tecnológica que em conjunto, permite argumentar que, na economia e na cultura globalizadas, as sociedades estão em constante turbulência, intensificando a busca de links de referência para construir “teias” de significado social. As tessituras sociais vão sendo criadas, e sua complexidade exige abordagens interdisciplinares para a compreensão de suas especificidades. Nesse contexto a disseminação da informação é cada vez mais ampliada pela capacidade de distribuição, através de nós homogêneos e estratégias de otimização de tempo de resposta aos usuários. Discute estratégias de distribuição de informação e conhecimento que possibilitam o fortalecimento de mundos associativos virtuais e o surgimento de variedades de arquiteturas de redes de informação, tanto na esfera econômica quanto na política ou social. Mostra  o mundo associativo virtual como estruturador de redes informacionais e cognitivas fazendo emergir  novas ideografias dinâmicas, num entrelaçamento de textos, hipertextos, discursos, diálogos e formas de interação. A rede complexa de fluxos de informações tece nós, fractais e hologramas dos memoriais da humanidade, misturando culturas, imaginários e formas de ser, sentir e pensar numa plêiade de possibilidades de interação de saberes.

 

 

 

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Publicado

29/09/2010

Número

Sección

Linguagem, Informação e novas dinâmicas sociais contemporâneas