Informação como objeto para construção do corpus interdisciplinar entre Ciência da Informação e Ciência da Administração
DOI:
https://doi.org/10.18617/liinc.v7i1.403Palabras clave:
Ciência da Informação, Ciência da Administração, Interdisciplinaridade, Informação, Metodologia da pesquisa, Gestão da Informação, Corpus interdisciplinarResumen
Descrição e análise dos fundamentos teóricos e procedimentos metodológicos para a construção de um corpus interdisciplinar, compreendido como “o conjunto de categorias interdisciplinares afins e de significados próximos, valorizados por duas ou mais Ciências”, nesta pesquisa entre a Ciência da Informação e a Ciência da Administração, com base na informação e gestão da informação. As etapas de seu desenvolvimento incluem o referencial teórico em torno da interdisciplinaridade das áreas estudadas, especialmente Heckhausen; pesquisa documental para identificação dos autores de Ciência da Informação e de Ciência da Administração, identificados via Currículo Lattes e Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e autores estrangeiros por meio do Google. A partir da análise de citação e a análise de conteúdo em revistas brasileiras de Administração e Ciência da Informação selecionadas e da identificação dos conceitos contidos em artigos, foi construído o corpus interdisciplinar. Esta metodologia tem aplicação mais ampla e pode ser adotada em pesquisas semelhantes de interdisciplinaridade de outros campos do conhecimento.
Referencias
ANDRADE, Maria Teresinha Dias de. Pesquisa científica em saúde pública: produtividade da comunidade acadêmica brasileira 1983-1989. São Paulo, 1992. [Tese de Doutorado - Escola de Comunicações e Artes da USP].
CAPURRO, R.; HJORLAND, B. The concept of Information. Annual Review of Information Science and Technology – ARIST, Medford, NJ: Information Today Inc., v. 37, 2003.
DAVENPORT, Thomas H.; PRUSAK, L. Ecologia da informação: por que só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação. 6. ed. São Paulo: Futura, 1998.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. 5. ed. São Paulo: Loyola, 2002.
FRANCO, M. L. P. B. Análise de conteúdo. Brasília, 3ª edição; Líber Livro Editora, 2008. JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.
LIMA, Regina C. M. de. Bibliometria: análise quantitativa da literatura como instrumento de administração em sistemas de informação. Ciência da Informação, v.15, n.2, p. 127-33, 1986.
MOED, H.F. (2005). Citation analysis in research evaluation. Dordrecht (Netherlands): Springer. ISBN 1-4020-3713-9, 346 pp.
MORAES, Cássia Regina Bassan de; FADEL, Bárbara. Triangulação metodológica para o estudo da gestão da informação e do conhecimento em organizações. In: Gestão da informação e do conhecimento. São Paulo: Polis: Cultura Acadêmica, 2008. p. 27-40.
OLIVEIRA, Joaquim Francisco Cavalcante de. A interdisciplinaridade na formação do administrador: um dueto entre a Ciência da Informação e a Ciência da Administração. Tese de Doutorado no Ibict/PPGCI/UFF. Niterói, UFF, 2010. Tese. Orientadores: Lena Vania Ribeiro Pinheiro e Antonio Rodrigues de Andrade.
PACHECO, Cíntia Gomes; VALENTIM, Marta Lígia Pomim. Tecnologias de informação e comunicação aplicadas à prospecção e monitoramento informacional. In: Gestão da informação e do conhecimento. São Paulo: Polis: Cultura Acadêmica, 2008. p. 129-155.
PINHEIRO, Lena Vania Ribeiro. Inteligência Competitiva como disciplina da Ciência da Informação e sua trajetória e evolução no Brasil. In: STAREC, C.; GOMES, E.B.P. e CHAVES,
J.B.L.C. Gestão Estratégica da Informação e Inteligência Competitiva. Rio de Janeiro: Saraiva, 2006, 17-32.
POMBO, Olga. Interdisciplinaridade e integração dos saberes. Liinc em Revista. V. 1, mar. 2005, p. 3-5. Disponível em: < http://www.ibict.br/liinc>. Acesso em: 10fev2009.
TARAPANOFF, Kira. Informação, conhecimento e inteligência em corporações: relações e complementaridade. In: Inteligência, informação e conhecimento. Brasília: Ibict, Unesco, 200
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Joaquim Francisco Cavalcante de Oliveira, Lena Vania Ribeiro Pinheiro, Antonio Rodrigues de Andrade

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam na Liinc em Revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Consulte a Política de Acesso Livre e Autoarquivamento para informações permissão de depósitos de versões pré-print de manuscritos e artigos submetidos ou publicados à/pela Liinc em Revista.
Liinc em Revista, publicada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, é licenciada sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC BY 4.0