As dinâmicas do conhecimento na cooperação internacional para o meio ambiente
DOI:
https://doi.org/10.18617/liinc.v8i1.466Palabras clave:
Cooperação Internacional, Meio ambiente, Ciência e Tecnologia, Assimetrias Norte-SulResumen
O artigo discute alguns elementos centrais presentes na cooperação internacional para o meio ambiente, como o papel desempenhado pela ciência na legitimação das soluções propostas para os problemas ambientais globais e a dualidade de interesses entre financiadores e recebedores da ajuda. Para embasar a análise, apresenta-se um projeto de cooperação ambiental desenvolvido no Brasil e financiado com recursos do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF): o ônibus brasileiro a hidrogênio. A análise proposta pretende situar este projeto no âmbito das assimetrias científicas entre Norte e Sul, a partir de um entendimento de que estas assimetrias desempenham um papel político fundamental nas negociações internacionais para o meio ambiente.
Referencias
AGENDA 21. 1992. Disponível em: <http://www.mma.gov.br>. Acesso em: 14 abr. 2011.
GAYARD, N. A. Dinâmicas do conhecimento na cooperação internacional para o meio ambiente: uma análise do ônibus a hidrogênio no Brasil com recursos do Fundo para o Meio Ambiente Mundial (GEF). 2011. Dissertação (Mestrado)- Programa de Pós-Graduação em Política Científica e Tecnológica, IG/Unicamp, 2011. GEF. Documento do projeto. Disponível em: <http://gefonline.org/projectDetailsSQL.cfm?projID=6 >. Acesso em: 08 jun. 2011.
HAAS, P. Do regimes matter?: epistemic communities and meditteranean pollution control.
International Organization, v. 43, 1989.
HORTA, K. The global environmental facility: the ten first years: growing pains or inherent flaws?: report by environmental defense and halifax initiative. 2002. Disponível em: <http://www.newgreenorder.info/briefings.htm>. Acesso em: jun. 2010.
LAHSEN, M. Trust through participation?: problems of knowledge in climate decision making. In: PETTENGER, M. (Ed.). The social construction of climate change. Hampshire: Ashgate Publishing, 2007.
YOUNG, Zoe. A new green order?: the World Bank and the politics of the global. [S.l.: s.n., s.d.].
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Maria Conceição da Costa, Nicole Aguilar Gayard

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam na Liinc em Revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Consulte a Política de Acesso Livre e Autoarquivamento para informações permissão de depósitos de versões pré-print de manuscritos e artigos submetidos ou publicados à/pela Liinc em Revista.
Liinc em Revista, publicada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, é licenciada sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC BY 4.0