Possibilidades e desafios quanto à aplicação de planos híbridos de ensino em universidades públicas brasileiras

Autores/as

  • Christiana Soares de Freitas Universidade de Brasília. Brasília, DF, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v8i1.473

Palabras clave:

Hibridização, Práticas De Ensino, Tecnologias da Informação e Comunicação, Percepções, Capital Tecnológico-Informacional

Resumen

Em 2010, teve início projeto acadêmico com o objetivo de adotar, em algumas disciplinas de uma universidade pública brasileira, planos híbridos de ensino. Nesses planos, foram incorporadas novas práticas utilizando recursos tecnológico-informacionais. O artigo apresenta os resultados de pesquisa, realizada após a adoção do plano híbrido, com os objetivos centrais de identificar as percepções docentes e discentes sobre a experiência realizada e de verificar as habilidades individuais que viabilizam – ou não – a adoção das novas práticas. A pesquisa utilizou instrumentos quantitativos (questionários) e qualitativos (entrevistas semi-estruturadas) para a coleta de dados. Apesar da constatação de vários fatores positivos à hibridização, como a aceitação das novas práticas por um grande número de docentes e discentes, foram observadas consideráveis limitações relativas às condições materiais e à cultura organizacional existentes, dificultando a adoção ampliada das práticas inovadoras propostas.


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Publicado

27/04/2012

Número

Sección

Dossiê Ciência, tecnologia e inovação social