Comunicação, vigilância e infraestrutura

tecnopolíticas do espectro eletromagnético

Autores/as

  • Adriano Belisário Rede Latino Americana de Estudos sobre Vigilância, Tecnologia e Sociedade. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Paulo José O. M. Lara Rede Latino Americana de Estudos sobre Vigilância, Tecnologia e Sociedade. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v12i2.904

Palabras clave:

Vigilância, Comunicação, Rádio, Espectro Eletromagnético, Tecnologia.

Resumen

Este trabalho analisa algumas dinâmicas técnicas e políticas em torno dos usos e aplicações do espectro eletromagnético. Argumentando que a vigilância é parte intrínseca do desenvolvimento de certo modelo e arquitetura tecnológica em um nível infraestrutural, exploramos conceitos e práticas que buscam novas perspectivas de entendimento e ação dentro dessa camada essencial para os processos de comunicação que é o espectro. Iniciamos apresentando o espectro radioelétrico e seu gerenciamento para em seguida debater a noção de “espectro aberto” e seus usos mais recentes. Ao final, apresentamos exemplos que ilustram concepções alternativas técnicas e políticas por meio da noção de “espectro livre”.

 

 

Referencias

ALENCAR, Marcelo S. et al. O fantástico padre Landell de Moura e a transmissão sem fio. [S.l: s.n.], 2012. Disponível em: <http://www.memoriallandelldemoura.com.br/imagen/documentos/fantastico_landell.pdf>. Acesso em: 17 jun. 2016. .

AUTOR. Título, 2016.

LESSIG, Lawrence. The Future Of Ideas – The Fate Of Commons In A Connected World. 2001.

SWARTZ, Aaaron. Open Spectrum: A Global Pervasive Network. Disponível em: .

NOAM, Eli M. Taking The Next Step Beyond Spectrum Auctions: Open Spectrum Access. 1995. Disponível em: .

VINCENTIN, Diego. A reticulação da banda larga móvel: definindo padrões, informando a rede. Tese de doutorado em Sociologia. Instituto e de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade da Universidade de Campinas, 2016.

WEINBERGER, David. Why Open Spectrum Matters - The End of the Broadcast Nation. 2003. Disponível em: <http://apps.fcc.gov/ecfs/document/view;ECFSSESSION=W0sFWJVWD77rh5HXdgLyLJnBG6kVV1Zx2rPPk1nR2pmshdvWnbnd!310921635!-543955373?id=6513404739>.

Publicado

30/11/2016

Número

Sección

Privacidade e vigilância nos meios digitais