Regulação de plataformas digitais: mapeando o debate internacional

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v16i1.5100

Resumen

RESUMO O presente artigo visa mapear o debate internacional sobre a regulação das plataformas digitais. Embora já haja uma série de legislações incidindo sobre esses agentes, como leis de proteção de dados, de proteção de direitos autorais ou de responsabilização no caso de retiradas de conteúdos, diferentes fatores passaram a impulsionar internacionalmente o debate sobre novas normas para disciplinar as atividades dessas empresas. Na literatura e entre atores sociais, de empresas a governos, passando por organizações da sociedade civil, coloca-se na arena internacional uma disputa por eventuais novas legislações e regulações.

Palavras-chave: Plataformas Digitais; Regulação; Over-the-top; Internet.

Biografía del autor/a

  • Marcos Francisco Urupá Moraes de Lima, Universidade de Brasília
    Mestre em Comunicação. Doutorando da linha de Políticas de Comunicação e Cultura do curso de pós-graduação da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB);

Publicado

30/05/2020

Número

Sección

Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura

Cómo citar

Regulação de plataformas digitais: mapeando o debate internacional. Liinc em Revista, [S. l.], v. 16, n. 1, p. e5100, 2020. DOI: 10.18617/liinc.v16i1.5100. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/5100.. Acesso em: 19 may. 2024.