A influência das agendas governamentais na produção multidisciplinar de conhecimento

Autores

  • Fernanda Sobral UnB
  • Christiana Freitas UnB

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v1i1.189

Resumo


A política científica e tecnológica recente indica a tendência à adoção de um modelo de desenvolvimento científico e tecnológico misto, no qual práticas acadêmicas e políticoinstitucionais tradicionais entrelaçam-se a novas. O modelo misto articula a demanda espontânea e a demanda induzida, a comunidade científica, o governo, setores empresariais e outros interessados no desenvolvimento científico e tecnológico. Esse modelo procura associar a lógica do campo científico, ou seja, as demandas da ciência às demandas econômicas e sociais, permitindo a articulação entre os campos mencionados. Percebe-se, com isso, a fluidez de fronteiras entre disciplinas sem que as diferenças deixem de existir. O artigo apresentado tem como objetivo refletir sobre a política científica e tecnológica em questão, focando mais especificamente no papel das agendas governamentais no estímulo ao desenvolvimento da produção do conhecimento multidisciplinar no Brasil. A análise do Plano Plurianual do Ministério da Ciência e Tecnologia (PPA-MCT) e das diretrizes e estratégias adotadas por algumas agências de fomento à pesquisa do Brasil, como a Capes e o CNPq, revelou estímulo desses programas à expansão e à consolidação da multidisciplinaridade. Concluímos que existem alguns mecanismos institucionais que terminam por estimular, propositadamente ou não, a multidisciplinaridade no processo de produção do conhecimento científico-tecnológico.

Palavras-chave: Modelo misto de desenvolvimento científico e tecnológico; multidisciplinaridade; agendas governamentais.

Biografia do Autor

  • Fernanda Sobral, UnB
    Fernanda Sobral é doutora em Sociologia, Professora do Departamento de Sociologia da UnB.
  • Christiana Freitas, UnB
    Doutora em Sociologia, pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Ensino Superior no Brasil – NESUB/UnB.

Downloads

Publicado

19/03/2005

Edição

Seção

Novos Rumos da Interdisciplinaridade

Como Citar

A influência das agendas governamentais na produção multidisciplinar de conhecimento. Liinc em Revista, [S. l.], v. 1, n. 1, 2005. DOI: 10.18617/liinc.v1i1.189. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/3085. Acesso em: 21 nov. 2024.