As redes têm centros: uma estratégia para migração da cultura pré-digital para a simbiose de redes sociais integradas em centros de atividades sociológicas e informacionais
DOI:
https://doi.org/10.18617/liinc.v1i2.195Resumo
Tentamos aqui responder a duas questões: 1) Como migrar uma qualificada herança da cultura, do saber e da pesquisa pré-digital para um aprendizado digital tendo em vista as novas gerações de gestores, pesquisadores, cientistas sociais e educadores? 2) Pensando no próprio aprendizado de ambientes digitais e no grande acúmulo de metodologias de pesquisa nas ciências sociais, que são, em grande parte, metodologias pré-digitais, como devemos proceder? Defenderemos a idéia da implantação de redes em estratégias integradas em uma concepção simbiótica (física e social), ou seja, redes enquanto Centros ampliados de Atividades Sociológicas e Informacionais. Para isso, abordaremos e precisaremos o conceito de informação e sua especificidade enquanto moderna informação computacional em redes digitais. Em seguida, apresentaremos a idéia de centro de atividades e demonstraremos algumas experiências sociais precursoras desses centros de atividade no Brasil.
Palavras chave: pesquisa pré-digital; redes digitais; centros de atividades informacionais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Liinc em Revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Consulte a Política de Acesso Livre e Autoarquivamento para informações permissão de depósitos de versões pré-print de manuscritos e artigos submetidos ou publicados à/pela Liinc em Revista.
Liinc em Revista, publicada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, é licenciada sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC BY 4.0