A Influência do design emocional na interação homem/computador

Autores

  • Josias Ricardo Hack Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, RS, Brasil.
  • Juliano Alves dos Santos Universidade do Oeste de Santa Catarina. Santa Catarina, SC, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v6i2.358

Palavras-chave:

Design Emocional, Cognição, Comunicação, Interação homem/computador, Interfaces digitais.

Resumo

O artigo busca identificar como as interfaces digitais despertam cognitivamente sentimentos negativos ou positivos e como isso afeta na resolução dos problemas propostos. Para executar e verificar os objetivos foram desenvolvidas duas interfaces: uma sem foco no usuário ou estética visual e a outra preocupada com uma experiência mais satisfatória ao usuário. As interfaces foram submetidas a testes. Os resultados apontam que o design emocional pode influenciar na experiência de um indivíduo em uma interação homem/computador, pois se cognitivamente algum elemento despertar sensações negativas a resolução das tarefas pode ser comprometida.

 

 

Referências

BERKUN, S. The role of flow in web design. May, 2001. Disponível em: <http://www.scottberkun.com/essays/13-the-role-of-flow-in-web-design/>. Acesso em março de 2010.

DAMASCENO, A. Webdesign Teoria e Prática. Florianópolis, SC: Visual Books, 2003.

KRUG, S. Não me faça pensar: Uma abordagem do bom senso à navegabilidade da Web. São Paulo: Alta Books, 2000.

MEMÓRIA, F. Design para Internet: projetando a experiência perfeita. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

NORMAN, D. A; Design Emocional: por que adoramos (ou detestamos) os objetos do dia-a-dia. Rio de Janeiro: Rocco, 2008.

SUWA, M., TVERSKY, B. What do architects and students perceive in their design sketches? A protocol analysis. Design Studies. Oxford: Elsevier Science Ltd., v. 18, p. 385-403, 1997.

THOMPSON, J. B. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. 10. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

Downloads

Publicado

29/09/2010