Os álbuns fotojornalísticos online e a construção do acontecimento
DOI:
https://doi.org/10.18617/liinc.v10i1.630Palavras-chave:
Fotojornalismo, Protestos, Técnicas de Composição, Produção de Sentido, Narrativas.Resumo
Uma vez que o conjunto de escolhas envolvido na seleção das técnicas composicionais de uma fotografia é mediado por universos de valores, o objetivo do artigo é analisar as técnicas composicionais das fotografias publicadas por álbuns fotojornalísticos online sobre os protestos de junho de 2013. Esses álbuns apresentam fotografias de profissionais e amadores consideradas “as melhores” desse evento e, curiosamente, as fotografias escolhidas possuem várias técnicas de composição em comum. Nós iremos analisar essas imagens sob a perspectiva dos efeitos de sentido que as técnicas de composição engendram para entrever quais foram as significações urdidas a esse acontecimento nesses espaços.
Referências
ALVES, Fabiana Aline; BONI, Paulo César. “Os caras-pintadas: o fotojornalismo como elemento construtor da memória”. Conexão, v. 10, n. 19, 2011, p.161-178.
AUMONT, Jacques. A Imagem. Campinas: Papirus, 2003.
BORDWELL, David. Figuras traçadas na luz: a encenação no cinema. Campinas: Papirus, 2008.
CERTEAU, Michel de. A Escrita da História. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.
GIBBS, John. “Filmmakers’ Choices”. In: Gibbs, J. and Pye, D. (eds). Close-Up 1: Filmmakers' Choices, The Pop Song in Film, Reading Buffy. Londres: Wallflower, 2006.
HARVEY, David. “A liberdade da cidade”. In Cidades Rebeldes: Passe Livre e as manifestações que tomaram conta das ruas do Brasil. São Paulo: Boitempo, 2013.
MACHADO, Arlindo. A Ilusão Especular. São Paulo: Brasiliense, 1984.
MASCELLI, Joseph V. Os Cinco Cs da Cinematografia. São Paulo: Summus, 2010.
PRÄKEL, David. Composição. Porto Alegre: Bookman, 2013.
RANCIÈRE, Jacques. Políticas da Escrita. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995.
ŽIŽEK, Slavoj. “Problemas no Paraíso”. In Cidades Rebeldes: Passe Livre e as manifestações que tomaram conta das ruas do Brasil. São Paulo: Boitempo, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Eliza Bachega Casadei

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Liinc em Revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Consulte a Política de Acesso Livre e Autoarquivamento para informações permissão de depósitos de versões pré-print de manuscritos e artigos submetidos ou publicados à/pela Liinc em Revista.
Liinc em Revista, publicada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, é licenciada sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC BY 4.0