Profissão acadêmica

participação associativa e inserção em redes e em grupos de pesquisa  - um inquérito em três universidades na Amazônia brasileira

Autores

  • Ana Celia Bahia Universidade da Amazônia. Belém, PA, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v10i2.733

Palavras-chave:

Profissão Acadêmica, Participação Associativa, Redes de Pesquisa, Grupos de Pesquisa.

Resumo

Este artigo apresenta parte dos resultados de investigação mais ampla, já concluída, sobre a reconfiguração da profissão acadêmica e as transformações no trabalho que professores universitários realizam, fazendo um recorte em resultados de uma pesquisa por questionário eletrônico, com uso de técnicas de amostragem probabilística. As dinâmicas de trabalho de professores universitários apresentam novos contornos e é relevante investigar como eles respondem a esse cenário, no qual elementos como a participação associativa e o trabalho em redes e em grupos de pesquisa são fatores importantes. O trabalho em redes científicas e de cooperação nacionais e internacionais está presente na atuação do professor universitário das IES pesquisadas e resulta em aumento da eficiência em projetos articulados, do acesso a recursos e aumento de publicações.

 

Referências

BALBACHEVSKY, E. A profissão acadêmica no Brasil: as múltiplas facetas de nosso sistema de ensino superior. Brasília: FUNADESP, 1999.

BALBACHEVSKY, E. Carreiras e contexto institucional no sistema de ensino superior brasileiro. Sociologias. Rio Grande do Sul, 17, 158-189, 2007.

BALBACHEVSKY, E.; SCHWARTZMAN, S. Brazil: a typology of the academic profession and the impact of recent government institutional policies. In: Teichler, U.; Locke, W. The changing conditions for the academic work and careers in select countries. Kassel: International Centre for Higher Education, 93-111, 2007.

BECHER, T.; TROWLER, P.R. Academic tribes and territories. Buckinghan: Open University Press, 2001.

ENDERS, J.; MUSSELIN,C. Back to the future? The academic professions in the 21st Century. In: Higher Education to 2030. Demography, Centre for Educational Research and Innovation. Paris: OECD, v.1, p.125-150, 2008.

GALAZ FONTES, J.F.; GIL ANTON, M. La profesión académica em Mexico: un oficio en proceso de reconfiguración. Revista Electrônica de Investigación Educativa, v.11, n.2. 2009. Disponível em: <http://redle.uabc.mc>. Acesso em: 13 out. 2010.

LATOUR, B. A vida em laboratório: a produção dos fatos científicos. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1984.

MALDONADO, A.M. The influence of international organizations in the field of Higher Education in México, PhD. Dissertation. Boston: College, 2004.

PEDRÓ, F.; SALA, S. La profesión académica em los países de la Unión Europea. Estado actual y tendências de reforma. [S.l.]: Universidad Pompeu Fabra. Departamento de Ciencias Políticas y Sociales, 2002.

RHOADES, G.; SPORN, B. Quality assurance in Europe and the U.S.: Professional and political economic framing of Higher Education policy. Higher Education, v.43, n.3, 355-390, 2002.

SCHWARTZMAN, S. A profissão acadêmica no Brasil. Versão preliminar em Língua Portuguesa de “The academic profession in Brazil”. In: ALBACK, P.G. The international academic profession: portraits of 14 countries. Princepton,NY: Carnegie Foundation for Advancement of Teaching, 1997.

SGUISSARDI, V.; SILVA JÚNIOR, J.R. Trabalho intensificado nas federais: Pós-Graduação e produtivismo acadêmico. São Paulo: Xamã, 2009.

WATERS, L. Inimigos da esperança. Publicar, perecer e o eclipse da erudição. Tradução de L. H. de A. Dutra. São Paulo: UNESP, 2006.

Downloads

Publicado

05/12/2014

Edição

Seção

Desafios contemporâneos à produção colaborativa em CT&I