Profissão acadêmica
participação associativa e inserção em redes e em grupos de pesquisa - um inquérito em três universidades na Amazônia brasileira
DOI:
https://doi.org/10.18617/liinc.v10i2.733Palavras-chave:
Profissão Acadêmica, Participação Associativa, Redes de Pesquisa, Grupos de Pesquisa.Resumo
Este artigo apresenta parte dos resultados de investigação mais ampla, já concluída, sobre a reconfiguração da profissão acadêmica e as transformações no trabalho que professores universitários realizam, fazendo um recorte em resultados de uma pesquisa por questionário eletrônico, com uso de técnicas de amostragem probabilística. As dinâmicas de trabalho de professores universitários apresentam novos contornos e é relevante investigar como eles respondem a esse cenário, no qual elementos como a participação associativa e o trabalho em redes e em grupos de pesquisa são fatores importantes. O trabalho em redes científicas e de cooperação nacionais e internacionais está presente na atuação do professor universitário das IES pesquisadas e resulta em aumento da eficiência em projetos articulados, do acesso a recursos e aumento de publicações.
Referências
BALBACHEVSKY, E. A profissão acadêmica no Brasil: as múltiplas facetas de nosso sistema de ensino superior. Brasília: FUNADESP, 1999.
BALBACHEVSKY, E. Carreiras e contexto institucional no sistema de ensino superior brasileiro. Sociologias. Rio Grande do Sul, 17, 158-189, 2007.
BALBACHEVSKY, E.; SCHWARTZMAN, S. Brazil: a typology of the academic profession and the impact of recent government institutional policies. In: Teichler, U.; Locke, W. The changing conditions for the academic work and careers in select countries. Kassel: International Centre for Higher Education, 93-111, 2007.
BECHER, T.; TROWLER, P.R. Academic tribes and territories. Buckinghan: Open University Press, 2001.
ENDERS, J.; MUSSELIN,C. Back to the future? The academic professions in the 21st Century. In: Higher Education to 2030. Demography, Centre for Educational Research and Innovation. Paris: OECD, v.1, p.125-150, 2008.
GALAZ FONTES, J.F.; GIL ANTON, M. La profesión académica em Mexico: un oficio en proceso de reconfiguración. Revista Electrônica de Investigación Educativa, v.11, n.2. 2009. Disponível em: <http://redle.uabc.mc>. Acesso em: 13 out. 2010.
LATOUR, B. A vida em laboratório: a produção dos fatos científicos. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1984.
MALDONADO, A.M. The influence of international organizations in the field of Higher Education in México, PhD. Dissertation. Boston: College, 2004.
PEDRÓ, F.; SALA, S. La profesión académica em los países de la Unión Europea. Estado actual y tendências de reforma. [S.l.]: Universidad Pompeu Fabra. Departamento de Ciencias Políticas y Sociales, 2002.
RHOADES, G.; SPORN, B. Quality assurance in Europe and the U.S.: Professional and political economic framing of Higher Education policy. Higher Education, v.43, n.3, 355-390, 2002.
SCHWARTZMAN, S. A profissão acadêmica no Brasil. Versão preliminar em Língua Portuguesa de “The academic profession in Brazil”. In: ALBACK, P.G. The international academic profession: portraits of 14 countries. Princepton,NY: Carnegie Foundation for Advancement of Teaching, 1997.
SGUISSARDI, V.; SILVA JÚNIOR, J.R. Trabalho intensificado nas federais: Pós-Graduação e produtivismo acadêmico. São Paulo: Xamã, 2009.
WATERS, L. Inimigos da esperança. Publicar, perecer e o eclipse da erudição. Tradução de L. H. de A. Dutra. São Paulo: UNESP, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ana Celia Bahia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Liinc em Revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Consulte a Política de Acesso Livre e Autoarquivamento para informações permissão de depósitos de versões pré-print de manuscritos e artigos submetidos ou publicados à/pela Liinc em Revista.
Liinc em Revista, publicada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, é licenciada sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC BY 4.0