OSP e seu potencial de desenvolvimento
DOI:
https://doi.org/10.18617/liinc.v14i1.4144Resumo
RESUMO A Open Source Pharma (OSP) é uma forma inovadora de realinhar a pesquisa farmacêutica com as demandas em saúde, em particular na busca de soluções para doenças infecciosas relacionadas à pobreza. A OSP significa a colaboração aberta, o acesso aberto a dados e outros resultados, e as licenças abertas para compartilhamento e distribuição de resultados de pesquisa. O artigo apresenta uma análise exploratória das práticas atuais e dos modelos de negócios adotados pela OSP a partir da revisão da literatura e de uma entrevista aprofundada com Matthew Todd, líder do projeto Open Source Malaria. Concluímos que a OSP pode se tornar uma alternativa de trabalho mais promissora do que a indústria farmacêutica tradicional, quando recebem apoio de políticas públicas, de modo que os seus benefícios possam se tornar plenamente visíveis.
Palavras-chave: Open Source Pharma; Doenças Infecciosas Relacionadas à Pobreza; Ciência Aberta; Saúde Pública; Descoberta de Drogas.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Liinc em Revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Consulte a Política de Acesso Livre e Autoarquivamento para informações permissão de depósitos de versões pré-print de manuscritos e artigos submetidos ou publicados à/pela Liinc em Revista.
Liinc em Revista, publicada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, é licenciada sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC BY 4.0