Programa Nacional de Alimentação Escolar

a gestão municipal e a organização dos atores sociais no município de Marapanim, Pará

Autores

  • Tahnity Haarad Moura Chaves Universidade Federal do Pará
  • Rosana Quaresma Maneschy Universidade Federal do Pará
  • Wagner Luiz Ramos Barbosa Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.21721/p2p.2021v7n1.p135-150

Palavras-chave:

Agricultura Familiar, PNAE, Desenvolvimento Local

Resumo

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) tem como objetivo fornecer alimentação saudável e com qualidade para os estudantes da rede pública. O sucesso do programa como indutor de desenvolvimento depende do nível de relação entre a gestão municipal e os agricultores familiares. Este estudo teve por objetivo analisar o processo de implementação do PNAE, no município de Marapanim no estado do Pará, a partir da gestão do programa em nível local e das organizações sociais envolvidas. A pesquisa de abordagem qualitativa foi desenvolvida pelo método de estudo de caso com levantamento de campo, bibliográfico e documental. A partir de 2018 o município tem realizado o cumprimento das diretrizes do programa para a compra de gêneros alimentícios da agricultura familiar, mas a falta de transparência no processo dificulta a ampla participação de agricultores. Observou-se que é necessário haver maior articulação entre o responsável técnico pelo programa e a secretaria de agricultura, órgão de assistência técnica e agricultores sobre o que é produzido no município para que possa compor o cardápio da chamada pública.

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Publicado

10/02/2021

Como citar

CHAVES, T. H. M.; MANESCHY, R. . Q.; BARBOSA, W. L. R. . Programa Nacional de Alimentação Escolar: a gestão municipal e a organização dos atores sociais no município de Marapanim, Pará. P2P E INOVAÇÃO, Rio de Janeiro, RJ, v. 7, n. 1, p. 135–150, 2021. DOI: 10.21721/p2p.2021v7n1.p135-150. Disponível em: https://revista.ibict.br/p2p/article/view/5578. Acesso em: 20 abr. 2024.