O papel da comunicação para a inovação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21721/p2p.2022v9n1.p121-139

Palavras-chave:

Inovação, Comunicação, cultura organizacional

Resumo

Este estudo objetiva investigar a relação entre comunicação e inovação no contexto organizacional, buscando na literatura destas áreas explicitar a importância da comunicação para que as empresas possam desenvolver um comportamento inovador tão necessário para a sua permanência em um mercado extremamente competitivo. Para tanto, os conceitos de comunicação e inovação voltados para o ambiente empresarial foram utilizados e um esquema de interação da comunicação para a inovação foi desenvolvido e apresentado, destacando elementos importantes na formulação da informação pela organização, como cultura e estratégia, assim como aspectos referentes a apropriação e registro desta informação pelo usuário, como o clima organizacional, competência em informação e competência em comunicação. Outros aspectos relativos ao processo comunicacional são destacados como os fluxos informacionais, a mediação e as inferências.  O trabalho contribui para a área da Ciência da Informação e para os gestores organizacionais na medida em que a apresentação do esquema de integração propicia o conhecimento de como os aspectos elencados se associam e se relacionam para propiciar a inovação e, assim, possibilitar um melhor gerenciamento dos fatores envolvidos na formulação, apropriação e registro das informações e geração do conhecimento para o desenvolvimento de um ambiente inovador.

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Publicado

29/09/2022

Como citar

DE SOUZA MORAES, S.; PELÓGIA MARTINS DAMIAN, I. . O papel da comunicação para a inovação. P2P E INOVAÇÃO, Rio de Janeiro, RJ, v. 9, n. 1, p. 121–139, 2022. DOI: 10.21721/p2p.2022v9n1.p121-139. Disponível em: https://revista.ibict.br/p2p/article/view/5982. Acesso em: 26 abr. 2024.

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