DESINFORMAÇÃO E FAKE NEWS NA EDUCAÇÃO

desenvolvimento de habilidades críticas na era digital

Autores

  • Marcel Felipe Ferreira de Castro Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.21728/p2p.2024v10n2e-6756

Palavras-chave:

Desinformação, Fake news, Educação, Habilidades críticas

Resumo

Na era digital, a disseminação de fake news e desinformação é um problema cada vez mais relevante, que dificulta a verificação da veracidade das informações. A pesquisa apresenta como objetivo estabelecer estratégias para o desenvolvimento de habilidades críticas na era digital com o intuito de combater a disseminação da desinformação e fake news na educação, por meio da análise dos processos de disseminação; levantamento de estratégias para o desenvolvimento de habilidades críticas para a educação no mundo digital e mapeamento por meio do método da revisão sistemática da literatura de pesquisas relevantes da desinformação e fake news na educação. O estudo bibliométrico coletou da Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação 29 publicações, permitindo a análise de 20 após exclusões.

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Publicado

14/06/2024

Edição

Seção

Tecnologias digitais

Como Citar

FERREIRA DE CASTRO, Marcel Felipe. DESINFORMAÇÃO E FAKE NEWS NA EDUCAÇÃO: desenvolvimento de habilidades críticas na era digital. P2P E INOVAÇÃO, Rio de Janeiro, RJ, v. 10, n. 2, p. e-6756, 2024. DOI: 10.21728/p2p.2024v10n2e-6756. Disponível em: https://revista.ibict.br/p2p/article/view/6756.. Acesso em: 30 jun. 2024.

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