MODELO DE TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA VERDE NO ÂMBITO UNIVERSIDADE-INDÚSTRIA

Autores

  • Luan Carlos Santos Silva Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD https://orcid.org/0000-0002-8846-2511
  • Carla Schwengber Ten Caten Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Silvia Gaia Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.21728/p2p.2023v9nesp.p188-212

Palavras-chave:

Modelo transferência de tecnologia verde, tecnologias verdes, universidade-indústria, universidades brasileiras, sustentabilidade

Resumo

O objetivo do artigo consistiu em desenvolver um modelo conceitual de transferência de tecnologia verde no âmbito universidade-indústria. A pesquisa por sua natureza constitui-se como aplicada. Do ponto de vista dos objetivos constitui-se como descritiva e exploratória, sendo uma abordagem foi qualitativa. Os procedimentos metodológicos ocorrem em quatro fases. A primeira fase consistiu em prospectar na literatura internacional os modelos conceituais de transferência de tecnologia, a revisão foi feita através da plataforma ISI (Web of Science) e baseada em artigos publicados em um período de 20 anos. A segunda fase consistiu no desenvolvimento da cadeia de valor. A terceira fase consistiu na aplicação de um questionário com perguntas abertas universidades brasileiras. Por fim, a quarta fase consistiu no desenvolvimento do modelo conceitual e sua validação com grupos focais. Como resultados, por meio do modelo desenvolvido, foi possível integrar atividades de pré-transferência, desenvolvimento e pós-transferência de tecnologia. Buscou-se ampliar o modelo com relação aos que existem na literatura internacional. Contudo, o processo de transferência de tecnologia pode realizado enfocando nos resultados comerciais do licenciamento da tecnologia, incluindo as vantagens comerciais do foco sustentável. O governo brasileiro deve criar políticas públicas que visem estimular a participação de empresas nas universidades, possibilitando estimular os laboratórios das universidades a desenvolver tecnologias que se enquadrem como Tecnologias/Patentes Verdes.

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Biografia do Autor

  • Luan Carlos Santos Silva, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD
    Atualmente realiza Pós-Doutorado em Transferência de Tecnologia pela Universidad Complutense de Madrid - UCM, Espanha. Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. cursando Mestrado em Desarrollo Emprendedor e Innovación pela Universidad de Salamanca - USAL, Espanha. Especialista em Gestão para Inovação e Sustentabilidade pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, cursando Especialização em Educação Digital pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Graduado em Administração pela Faculdades do Descobrimento. Atualmente é Professor Adjunto na Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD, lotado curso de Administração da FACE/UFGD, é Professor permanente do Mestrado em Administração Pública, PROFIAP/UFGD. 
  • Carla Schwengber Ten Caten, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

    Possui Pos-doutorado pela USC University of Southern California (2021), Doutorado em Engenharia de Materiais (1999), Mestrado em Engenharia de Produção (1995), Graduação em Engenharia Civil (1992) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS e Graduação em Educação Física (1989) pelo Instituto Metodista de Porto Alegre-IPA (1989), Porto Alegre, RS. É Professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e atualmente é diretora da Escola de Engenharia da UFRGS (2020-atual), diretora da Incubadora Tecnológica Hestia (2013-atual), coordenadora do LIFEE-Laboratorio de Inovação e Fabricação Digital da Escola de Engenharia (2013-atual), coordenadora do Programa Doutorado Acadêmico para Inovação-DAI, representante docente no Conselho Universitário (CONSUN) (2015-atual), membro do conselho da Fundação Empresa Escola de Engenharia (FEENG) (2016-atual), membro do conselho da Fundação Luís Englert (FLE) (2019-atual), membro da comissão coordenadora do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção (PPGEP), membro da comissão coordenadora do Programa de Mestrado Profissional da Engenharia de Produção (PMPEP), membro suplente da comissão coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Construção e Infraestrutura (PPGCI) e coordenadora do Grupo de Pesquisa de Ecossistema de Empreendedorismo Inovador (2018-atual). 

  • Silvia Gaia, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

    Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR. Realizou Pós-doutoramento no IC2 Institute (Innovation, Creativity, and Capital) na The University of Texas at Austin nos EUA. Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, com período sanduíche em Michigan State University, em East Lansing nos EUA. Mestra em Educação pela UEPG. Graduação em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo, e Licenciatura em Letras - Língua Inglesa, ambas pela UEPG. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Transferência de Tecnologia, Ensino da Engenharia de Produção, Formação de Professores, Gestão do Conhecimento, Ensino da Língua Inglesa, Parque Tecnológico e Inovação.

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Publicado

05/06/2023

Edição

Seção

Inovação

Como Citar

SANTOS SILVA, Luan Carlos; TEN CATEN, Carla Schwengber; GAIA, Silvia. MODELO DE TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA VERDE NO ÂMBITO UNIVERSIDADE-INDÚSTRIA. P2P E INOVAÇÃO, Rio de Janeiro, RJ, v. 9, n. esp, p. 188–212, 2023. DOI: 10.21728/p2p.2023v9nesp.p188-212. Disponível em: https://revista.ibict.br/p2p/article/view/6339.. Acesso em: 23 jul. 2024.

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