ECODESIGN PARA MATERIAIS GRÁFICOS
a influência no comportamento dos consumidores
DOI:
https://doi.org/10.21728/p2p.2025v11n2e-7255Palavras-chave:
Ecodesign, Produtos sustentáveis, Indústria gráfica, Influência, consumo sustentávelResumo
Esse estudo procurou abordar o comportamento sustentável e a consciência ambiental dos clientes de uma indústria gráfica, no desenvolvimento de produtos pela metodologia do Ecodesign, tratando dos produtos mais relevantes para o negócio: embalagens e revistas. Seguindo uma abordagem quantitativa, com o desenvolvimento teórico e científico acerca do tema e posteriormente, realizando um teste T para verificação das hipóteses propostas, além da utilização da estatística descritiva, os principais resultados mostram um perfil de consumidor mais sustentável para este tipo de produto, além da inclinação destes clientes a pagarem valores maiores por produtos eco-friendly.
Downloads
Referências
ABREU, Jadson Coelho de; PESTANA, Claudionor de Oliveira. Introdução à estatística educacional. Curitiba: CRV, 2022.
ALVES, Bianca. Preços do papel disparam com aumento de demanda. Diário do Comércio, [S. l.], 2022. Disponível em: https://diariodocomercio.com.br/economia/precos-do-papel-disparam-com-aumento-da-demanda/. Acesso em: 03 fev. 2025.
BÍSCOLI, Fabiana Regina Veloso; SILVEIRA, Aline Dario; CARVALHO, Andriele de Prá; PRATES, Rodolfo; CUNHA Sieglinde Kindl da. Dimensões da ecoinovação em empresas instaladas nos parques tecnológicos do Estado do Paraná. Revista Competitividade e Sustentabilidade, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 72–99, 2017. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/comsus/article/view/13704. Acesso em: 04 fev. 2025.
BRAGA, Juliana Cardoso. Sociedade, indústria e design: percepções, atitudes e caminhos rumo a uma sociedade sustentável. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, [S. l.], v. 34, n. 2, p. 169-178, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v34i2.18204. Acesso em: 28 jan. 2025
BRANDI, Davide; GIACAGLIA, Giorgio Eugenio Oscare. Aumento da produtividade em uma indústria gráfica de embalagens por meio da redução dos tempos de setup de impressão e uso de tecnologias sustentáveis. Sistemas & Gestão, [S. l.], v. 7, n. 4, p. 584-593, 2013. Disponível em: https://www.oasisbr.ibict.br/vufind/Record/UFF-13_8d1050214dc1f65bed736c0830562d8f. Acesso em: 04 fev. 2025.
CESÁRIO, Jonas Magno dos Santos. Metodologia científica: principais tipos de pesquisas e suas características. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, [S. l.], v. 11, n. 05, p. 23-33, 2020. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/tipos-de-pesquisas. Acesso em: 05 fev. 2025.
COLARES, Ana Carolina Vasconcelos; MATTAR, Patrícia. Produtos verdes: análise das características potencialmente influenciadoras dos consumidores sustentáveis. REUNIR, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 37-55, jan.-abr. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.18696/reunir.v6i1.339. Acesso em: 05 fev. 2025.
GUILHEN, Eliane Jacqueline de Souza; SILVA, Carlos Rogério Rodrigues; BERTOLINI, Geysler Rogis Flor. Análise do investimento ambiental em sacolas biodegradáveis e reutilizáveis como estratégia de diferenciação. Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 713-732, 2017. Disponível em: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/gestao_ambiental/article/view/5591. Acesso em: 05 fev. 2025
GONTIJO, Felipe Kich; DIAS, Alexandre Magno de Paula. Integrando logística reversa e ecodesign: proposta de um novo framework. Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1, 2014. Disponível em: https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1027. Acesso em: 05 fev. 2025.
HEIMANN, Jaqueline de Paula; FREIRE, Gabriel de Mello.; OLIVEIRA, Gustavo Silva; ALVARENGA, Gabriel Araujo de; SILVA, João Carlos Garzel Leodoro da; NETO, Pedro Afonso Steiner. Comportamento de consumo ambientalmente responsável de futuros formadores de opinião. Revista Organizações em Contexto, [S. l.], v. 17, n. 33, p. 1-18, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.15603/2176-0985/roc.v17n33p251-273. Acesso em: 05 fev. 2025.
KAI, Dalton Alexandre; LIMA, Edson Pinheiro de; COSTA, Sergio Eduardo Gouvea da. Modelo conceitual para a introdução das práticas de sustentabilidade nas operações da indústria gráfica. Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas, [S. l.], v. 9, n. 4, p. 1, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.15675/gepros.v9i4.1175. Acesso em: 05 fev. 2025
KIURSKI, Jelena S.; MARIĆ, Branislav B.; OROS, Ivana B.; KECIĆ, Vesna S. The ecodesign practice in Serbian printing industry. Journal of Cleaner Production, [S. l.], v. 149, p. 1200-1209, 2017. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0959652617304195. Acesso em: 28 jan. 2025.
KOEIJER, Bjorn De; LANGE, Jos De; WEVER, Renee. Desired, perceived, and achieved sustainability: trade-offs in strategic and operational packaging development. Sustainability, [S. l.], v. 9, n. 10, p. 1923, 2017. Disponível em: https://www.mdpi.com/2071-1050/9/10/1923. Acesso em: 28 jan. 2025.
LARUCCIA, Mauro Maia; GARCIA, Mamerto Granja. Uma análise da percepção e da utilização de práticas de ecodesign nas empresas. Brazilian Business Review, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 1-27, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.15728/bbr.2015.12.3.1. Acesso em: 28 jan. 2025.
LIRA, Jordana Soares de; JÚNIOR, Omero Galdino da Silva; COSTA, Cristiane Salome Ribeiro; ARAÚJO, Marcus Augusto Vasconcelos. Consumo consciente de moda e a percepção do consumidor: estudo no Arranjo Produtivo Local de Confecções de Pernambuco. Brazilian Business Review, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 96-115, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bbr/a/J9kydH8YxqcdcpxFMmSRy9D/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 05 fev. 2025.
LUIZ, João Victor Rojas; ANDRADE, João Leonardo; JUGEND, Daniel; SILVA, Sérgio Luis da; LUIZ, Octaviano Rojas; SOUZA, Fernando Bernardi. Adoção do ecodesign em empresas inovadoras no Brasil: levantamento e análise dos principais estímulos. Revista Produção Online, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 692-710, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.14488/1676-1901.v17i2.2676. Acesso em: 28 jan. 2025.
MOREIRA, Josicleide de Amorim Pereira; LIMA, Eduardo Rodrigues Viana de; SOUZA, Bruno Cesar Bezerra Nóbrega de; MENEZES JÚNIOR, Raimundo Aprígio de. Indicadores de sustentabilidade empresarial direcionado ao setor sucroenergético. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 90-105, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.12712/rpca.v18i1.60411. Acesso em: 23 jan. 2025.
MOYSÉS, Mariana Misk; ROMEIRO FILHO, Eduardo; MENDONÇA, Rosângela Míriam. Roda estratégica do ecodesign aplicada a um produto gráfico impresso. Design e Tecnologia, [S. l.], v. 9, n. 17, p. 64-71, 2019. Disponível em: https://www.ufrgs.br/det/index.php/det/article/view/588. Acesso em: 25 jan. 2025.
NAIME, Roberto; ASTHON, Elisa; HUPFFER, Haide Maria. Do design ao ecodesign: pequena história, conceitos e princípios. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, [S. l.], v. 7, n. 7, p. 1510-1519, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.5902/223611705265. Acesso em: 05 fev. 2025.
SANCHES, Arthur Caldeira; KALB, Naira Denise; NETO, Leonardo Francisco Figueiredo. Percepção dos consumidores sobre práticas sustentáveis no varejo: uma análise fatorial dos clientes do supermercado Walmart em Campo Grande/MS. Revista Metropolitana de Sustentabilidade, São Paulo, v. 8, n. 3, p. 24–37, 2018. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/1389. Acesso em: 05 fev. 2025.
SCHIOCHET, Ricardo Oselame. O impacto do ecodesign no processo de desenvolvimento de produtos. Revista FOCO, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 63-81, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.21902/jbslawjbs.v12i1.26. Acesso em: 23 jan. 2025.
SILVA, Luis Carlos Alves da.; WITTMANN, Milton Luiz; FONTOURA, Fernando Batista Bandeira da; SILVA, Maicon da. Práticas de sustentabilidade ambiental em indústrias gráficas. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 3-30, 2021. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/352724591_PRATICAS_DE_SUSTENTABILIDADE_AMBIENTAL_EM_INDUSTRIAS_GRAFICAS. Acesso em: 05 fev. 2025.
IDEIAS de Negócios – Indústrias Gráficas. SEBRAE. [S. l.], 2022. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-uma-grafica,78987a51b9105410VgnVCM1000003b74010aRCRD#apresentacao-de-negocio. Acesso em: 05 fev. 2025.
MARTINS, Maria de Fátima; OLIVEIRA, Verônica Macário de; FERREIRA, Rodolfo Gabriel Souza; CÂNDIDO, Gesinaldo Ataíde. O ecodesign como ferramenta de gestão ambiental aplicada ao setor da construção civil: o caso de um condomínio horizontal com proposta sustentável em Campina. Revista Ciências Administrativas, Fortaleza, v. 17, n. 3, p. 883-914, 2011. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/4756/475647554010.pdf. Acesso em: 05 fev. 2025.
SCHÄFER, M.; LÖWER, M. Ecodesign - A review of reviews. Sustainability, v. 13, p. 1-33, 2021.
TESKE , Kamyla Taysa; SALES , Juliana Augusta; SINHORIN , Zimara Mariana; BERTOLINI, Geysler Rogis Flor; JOHANN, Jerry Adriani. A percepção da população de cascavel quanto aos indicadores de sustentabilidade: uma análise a partir do prêmio Cidade Excelentes. P2P & Inovação, Rio de Janeiro, v. 10, n. 2, p. e-6844, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.21728/p2p.2024v10n2e-6844. Acesso em: 25 jan. 2025.
TIOZO, Evandro; BERTOLINI, Geysler Rogis Flor. Percepções de cooperados e não cooperados em relação à dimensão social da sustentabilidade de uma cooperativa leiteira da agricultura familiar. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 159-180, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.12712/rpca.v15i2.47661. Acesso em: 25 jan. 2025.
TÓDERO, Mirele; MACKE, Janaina; BIASUZ, Tamiris Sluminski. O consumo consciente e sua relação com as ações de responsabilidade social empresarial. Revista de Gestão Social e Ambiental, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 158-175, 2011.Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/272777698_O_CONSUMO_CONSCIENTE_E_A_RELACAO_COM_AS_ACOES_DE_RESPONSABILIDADE_SOCIAL_EMPRESARIAL. Acesso em: 05 fev. 2025.
VELOSO, Rodrigo Rossetti; SANTANA, Aline Gomes; RODRIGUES, Gabriela Ferreira; LACERDA, João Pedro Correia; AMORIM, Izabel Cristina Silva; LIMA, Gisele Estevão de; SHINOHARA, Neide Kazue Sakugawa. Uso de embalagens associadas às práticas de consumo alimentar na pandemia SARS-CoV-2. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 3, e44611326799, 2022. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/359054000_Uso_de_embalagens_associadas_as_praticas_de_consumo_alimentar_na_pandemia_SARS-CoV-2/fulltext/638043027b0e356feb7f450c/Uso-de-embalagens-associadas-as-praticas-de-consumo-alimentar-na-pandemia-SARS-CoV-2.pdf. Acesso em: 05 fev. 2025
ZANANDREA, Gabriela; CRACO, Tânia; CAMARGO, Maria Emilia; OLEA, Pelayo Munhoz; BIEGELMEYER, Uiliam Hahn. Análise metodológica das dissertações defendidas no programa de pós-graduação em administração da UCS. Revista GUAL, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 155-170, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/gual/article/view/1983-4535.2017v10n2p155 Acesso em: 05 fev. 2025.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ana Claudia Lustosa de Mello, Vanessa Marques da Rosa, Jerry Adriani Johann, Geysler Rogis Flor Bertolini

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista é publicada sob a licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 4.0 Internacional.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores.
É permitida a reprodução total ou parcial dos textos da revista, desde que citada a fonte.