Fatores de engajamento e confiança no marketing de conteúdo
revisão teórica
DOI:
https://doi.org/10.21721/p2p.2020v6n2.p8-23Palavras-chave:
Marketing de Conteúdo, Marketing Digital, Interação com Conteúdo DigitalResumo
Estudo sobre Marketing de Conteúdo. Visa identificar na literatura os fatores que influenciam no engajamento e na confiança em conteúdos disponibilizados por empresas na internet como forma de marketing. Realiza revisão sistemática em artigos relacionados com o tema de quatro repositórios de dados, sendo dois nacionais e dois internacionais. Identifica 12 fatores que influenciam o engajamento e a confiança no marketing de conteúdo feito na internet, sendo eles divididos em três categorias: tipo do conteúdo, formato e relevância. Verifica que carência de pesquisas que estudam especificamente fatores de confiança no marketing de conteúdo. Conclui que existe possibilidade de avanços no estudo sobre o tema, principalmente com avaliações dos fatores identificados junto a especialistas em marketing de conteúdo e pessoas que interagem com conteúdos no dia a dia.
Downloads
Referências
ANTHEUNIS, M. et al. Content marketing on social network sites: A study on brand-related social media behavior and its motives. Booktijdschrift Voor Communicatiewetenschap, [s.i.], v. 44, n. 1, p.337-365, jan. 2016.
ÄRVINEN, J.; TAIMINEN, H.. Harnessing marketing automation for B2B content marketing. Industrial Marketing Management, [s.l.], v. 54, p.164-175, abr. 2016. Elsevier BV.
BRASIL. Presidência da República. Secretaria de Comunicação Social. Pesquisa brasileira de mídia 2016: hábitos de consumo de mídia pela população brasileira. – Brasília: Secom, 2016. Disponível em: http://www.secom.gov.br/atuacao/pesquisa/lista-de-pesquisas-quantitativas-e- qualitativas-de-contratos-atuais/pesquisa-brasileira-de-midia-pbm-2016.pdf/view. Acesso em: 01 maio 2018.
BOURGEOIS, T. Four Keys to Global Content Marketing Success. 2018. Disponível em: http://www.econtentmag.com/Articles/Column/From-the-Chief-Digital-Officers-Desk/Four-keys-to-Global-Content-Marketing-Success-126119.htm. Acesso em: 16 out. 2018.
CHRISTODOULIDES, G.; MICHAELIDOU, N.; SIAMAGKA, N.. Social media, content marketing and engagement strategies in B2B. Industrial Marketing Management, [s.l.], abr. 2018. Elsevier BV.
CRAMER, T. The ‘Death’ of Digital Marketing. 2016. Disponível em: http://www.econtentmag.com/Articles/Column/T.0/The-Death-of-Digital-Marketing-110564.htm. Acesso em: 16 out. 2018.
DUPLESSIS, C. The role of content marketing in social media content communities. Sa Journal Of Information Management, [s.l.], v. 19, n. 1, p.1-7, 5 oct. 2017. AOSIS.
FAŠKOVÁ, V.; KRETIKOVÁ, E. Online and offline consumer. Marketing Identity: Digital Life – part II, Trnava, p.53-65, nov. 2015.
GALVÃO, T. F.; PEREIRA, M. G. Revisões sistemáticas da literatura: passos para sua elaboração. Epidemiologia e Serviços de Saúde, [s.l.], v. 23, n. 1, p.183-184, mar. 2014. Instituto Evandro Chagas.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GUTIÉRREZ-CILLÁN, J.; CAMARERO-IZQUIERDO, C.; JOSÉ-CABEZUDO, R. S.How brand post content contributes to user's Facebook brand-page engagement.The experiential route of active participation. Brq Business Research Quarterly, [s.l.], v. 20, n. 4, p.258-274, oct. 2017.
KARAFFOVÁ, D.; KUSÁ, A. Influence of content marketing on digital consumer. Marketing Identity: Digital Life – part II, Trnava, p.80-91, nov. 2015.
LEI, S. S. I.; PRATT, S.; WANG, D. Factors influencing customer engagement with branded content in the social network sites of integrated resorts. Asia Pacific Journal Of Tourism Research, [s.l.], v. 22, n. 3, p.316-328, nov. 2016.
LIN, H.; SWARNA, H.; BRUNING, P. F. Taking a global view on brand post popularity: Six social media brand post practices for global markets. Business Horizons, [s.l.], v. 60, n. 5, p.621-633, sep. 2017.
MARTIN, E. J. The State of Digital Marketing. 2015. Disponível em: http://www.econtentmag.com/Articles/Editorial/Feature/The-State-of-Digital-Marketing-101954.htm. Acesso em: 16 out. 2018.
MEIRE, M.; BALLINGS, M.; POEL, D. D. The added value of social media data in B2B customer acquisition systems: A real-life experiment. Decision Support Systems, [s.l.], v. 104, p.26-37, dez. 2017. Elsevier BV.
PEÇANHA, V. O que é Marketing Digital?: Entenda o conceito e aprenda agora mesmo a fazer. 2018. Disponível em: https://marketingdeconteudo.com/marketing-digital/. Acesso em: 30 maio 2018.
POPHAL, L. Content Marketing Best Practices From Online Influencers. 2015. Disponível em: http://www.econtentmag.com/Articles/News/News-Feature/Content-Marketing-Best-Practices-From-Online-Influencers-105887.htm. Acesso em: 16 out. 2018.
RESULTADOS DIGITAIS (Santa Catarina). Marketing Digital. Disponível em: https://resultadosdigitais.com.br/marketing-digital/. Acesso em: 30 maio 2018.
RESULTADOS DIGITAIS (Santa Catarina). MARTECH 2018. 2018. Pesquisa realizada em parceria com a Rock Content. Disponível em: https://s3.amazonaws.com/rd-marketing-objects/martech-2018/relatorio-martech-2018.pdf. Acesso em: 05 nov. 2018.
SABATE, F. et al. Factors influencing popularity of branded content in Facebook fan pages. European Management Journal, [s.l.], v. 32, n. 6, p.1001-1011, dez. 2014. Elsevier BV.
SCHAEFER, M. Content Shock: why content marketing is not a sustainable strategy. 2014. Disponível em: https://www.businessesgrow.com/2014/01/06/content-shock/. Acesso em: 01 maio 2018.
SCHULTZ, C. D. Proposing to your fans: Which brand post characteristics drive consumer engagement activities on social media brand pages?. Electronic Commerce Research And Applications, [s.l.], v. 26, p.23-34, nov. 2017. Elsevier BV.
SIAMAGKA, N. et al. Determinants of social media adoption by B2B organizations. Industrial Marketing Management, [s.l.], v. 51, p.89-99, nov. 2015. Elsevier BV.
SINGH, S.; WANG, Y.; DING, L. Who is repinning? Predicting a brand’s user interactions using social media retrieval. Illinois, v. 1, n. 1, p.1-9, nov. 2013.
SWANI, K. et al. What messages to post? Evaluating the popularity of social media communications in business versus consumer markets. Industrial Marketing Management, [s.l.], v. 62, p.77-87, abr. 2017. Elsevier BV.
VRIES, L.; GENSLER, S.; LEEFLANG, P. S.H.. Popularity of Brand Posts on Brand Fan Pages: An Investigation of the Effects of Social Media Marketing. Journal Of Interactive Marketing, [s.l.], v. 26, n. 2, p.83-91, maio 2012. Elsevier BV.
WANG, W. et al. B2B content marketing for professional services: In-person versus digital contacts. Industrial Marketing Management, [s.l.], nov. 2017. Elsevier BV.
WEBSTER, J.; WATSON, R. T. Analyzing the past to prepare for the future: writing a literature review. Mis Quarterly. Minneapolis, p. 13-23. jun. 2002.
ZADEH, A. H.; SHARDA, R.. Modeling brand post popularity dynamics in online social networks. Decision Support Systems, [s.l.], v. 65, p.59-68, set. 2014. Elsevier BV.
Publicado
Como citar
Edição
Seção
Licença
A revista é publicada sob a licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 4.0 Internacional.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores.
É permitida a reprodução total ou parcial dos textos da revista, desde que citada a fonte.