ANÁLISE DA REPRESENTAÇÃO DO PROFISSIONAL ARQUIVISTA E DA ÁREA DA ARQUIVOLOGIA NO CINEMA E NA TELEVISÃO
DOI:
https://doi.org/10.21721/p2p.2023v9n2.p333-352Palavras-chave:
Arquivologia. Arquivista. Cinema. Filmes. Séries de TV.Resumo
Análise da representação do profissional arquivista e da área da arquivologia no cinema e na televisão. Corpus de análise: Uma cidade sem passado (1990) de nacionalidade alemã e Legalidade (2019) filme nacional, e nas séries de tv estadunidenses: Brookyln nine-nine (2013) e Lemony Snicket: Desventuras em séries (2017) como a arquivologia e os arquivistas vem sendo retratados no cinema e na televisão. A escolha por obras que não fossem somente de origem estadunidense deve-se ao fato do cinema hollywoodiano tender a estereotipar suas personagens. A partir das análises podemos perceber que o arquivista, quando aparece, está sob a forma de guardião, e o arquivo parece ser tratado muitas vezes como uma biblioteca que guarda documentos, nos levando a pensar que o fazer arquivístico é associado pela sociedade, como o mesmo realizada em uma biblioteca.
Downloads
Referências
ARAUJO, Claudialyne da Silva et al. O papel social da Arquivologia: a percepção dos arquivistas na era da informação e do conhecimento. Ciência da Informação em Revista; v. 2, n. 3 (2015); 53-61, v. 24, n. 2, p. 61-53.
ARAÚJO, C. A. A. Correntes teóricas da Arquivologia. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação , v. 18, n.37, p.61-82,mai./ago.,2013. Disponível em:< https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2013v18n37p61>. Acesso em: 30 de abr. 2021.
BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Arquivística-objeto, princípios e rumos. São Paulo: Associação de Arquivistas de São Paulo, 2002.
BENINI, Rinália Taís. A Psicanálise vai ao cinema: relações entre a linguagem do sonho e a da sétima arte. Analytica [online]. 2019, vol.8, n.15, p. 1-15. Disponível em: < http://pepsic.bvsalud.org/pdf/analytica/v8n15/05.pdf> . Acesso em: 05 de ago. de 2021.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte e sua reprodutibilidade técnica. In:______: Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1987. p.165-196.
BERNARDET, Jean-Claude. O que é cinema. São Paulo: Brasiliense, 2017.
BRASIL. CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 10 de ago. de 2021.
______. DECRETO Nº 82.590, DE 06 DE NOVEMBRO DE 1978. Regulamenta a Lei nº 6.546, de 4 de julho de 1978, que dispõe sobre a regulamentação das profissões de Arquivista e de técnico de Arquivo. Disponível em: < https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1970-1979/decreto-82590-6-novembro-1978-431857-norma-pe.html>. Acesso em: 10 ago. 2021.
______. LEI Nº 6.546, DE 04 DE JULHO DE 1978. Dispõe sobre a regulamentação das profissões de Arquivista e de Técnico de Arquivo, e dá outras providências. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/1970-1979/l6546.htm> Acesso em: 10 ago. 2021.
BROOKLYN Nine-Nine (Temporada 1, ep. 1). Brooklyn Nine-Nine [Seriado]. Direção de Dan Goor; Michael Schur. Produção de MarsHal Boone. Estados Unidos: Fremulon, 2013. Netflix, (22 min), son., color. Disponível em: < https://www.netflix.com/title/70281562?s=a&trkid=13747225&t=wha>. Acesso em: 23 mar. 2021.
CAVALCANTE, Celineide Rodrigues. Tecendo um olhar sobre o profissional arquivista na Universidade Federal do Pará. Trabalho de conclusão de curso (Graduação) – Faculdade de Arquivologia - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Belém, 2016.. Disponível em: . Acesso em: 06 de set. de 2021.
COOK, Terry. Arquivologia e pós-modernismo: novas formulações para velhos conceitos. Informação arquivística, v. 1, n. 1, 2012. Disponível em: < http://www.aaerj.org.br/ojs/index.php/informacaoarquivistica/article/view/9>Acesso em: 02 de abr. de 2021
DELMAS, Bruno. Arquivos para quê? Tradução de Danielle Ardaillon. São Paulo: Instituto Fernando Henrique Cardoso (iFHC), 2010.
FERNANDES, Ana Lúcia Sampaio. Cinema e psicanálise. Estudos de psicanálise, Belo Horizonte, n. 28, p. 69-73, 2005. Disponível em: < http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-34372005000100008&lng=pt&nrm=iso >. Acesso em: 15 de ago. de 2021.
HILDENBRAND, Johanna Gondar ; FARIAS, Francisco. Hegemonia e resistência no cinema contemporâneo. Coninter 2020.
JARDIM, José Maria. A Pesquisa em Arquivologia: um Cenário em construção. In: Estudos avançados em Arquivologia. Marta .Lígia Pomim Valentim (org.). Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica. 2012.
JIMERSON, R. C. Arquivos para todos a importância dos arquivos na sociedade. Arquivo & Administração, v. 7, n. 2, 2008. Disponível em: <http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/51333>. Acesso em: 08 set. 2021.
LEGALIDADE. Direção de Zeca Brito. Produção de Luciana Tomasi, Glauco Urbim. Porto Alegre, RS: Prana Filmes, 2019. Google Play, (122 min), son., color. Disponível em: <https://play.google.com/store/movies/details/Legalidade?id=asGoESPVz18.P>. Acesso em: 16 de abr. 2021.
LEMONY Snicket's A Series of Unfortunate Events (Temporada 2, ep.7) .Lemony Snicket: Desventuras em séries [Seriado]. Direção de Barry Sonnenfeld. Produção de Cindy Holland; Daniel Handler; Barry Sonnenfeld, Estados Unidos: Paramount Television, 2018. Netflix, (40min), son., color. Dispinível em: <https://www.netflix.com/title/80050008?s=a&trkid=13747225&t=wha> . Acesso em: 25 de abr. 2021.
LIPOVETSKY, Gilles; SERROY, Jean. Capítulo III- A imagem Multiplex. In:______ A Tela Global: mídias culturais e cinema na era hipermoderna. Porto Alegre: Editora Sulina, 2000, p. 91-93.
ODERICH, Cecília Leão; BALDI, Mariana A força do cinema para a massificação ou para a promoção da diversidade cultural. RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade,v. 3, n. 3, 2017. Disponível em: https://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/501. Acesso em: 20 de abr. 2021.
OLIVEIRA, Barbara Kelly Da. Arquivo e cinema: A representação do profissional arquivista e da área da arquivologia no cinema e na televisão. 2021. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Arquivologia). Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro.
OLIVEIRA, Lia Raquel. Cinema educativo e construção social da realidade: criando identidades através da leitura e da escrita do mundo com o audiovisual. 2009. Disponível em: < https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/9855>. Acesso em: 10 de ago. de 2021.
PENSADOR. 33 frases de Charles Chaplin: a vida, os sonhos e outras reflexões célebres. Disponível em: < https://www.pensador.com/frases_charles_chaplin_reflexoes/ >. Acesso em: 14 de mai. 2021.
PEREIRA, Diogo Baptista; DA SILVA, Eliezer Pires. Funções arquivísticas: caracterizando finalidades de instituições de arquivo. Ágora: Arquivologia em debate, v. 29, n. 58, p. 1-22, 2019. Disponível em: <https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/754>. Acesso em: 03 de set. de 2021.
PIRES, Maria da Conceição Francisca; SILVA, Sergio Luiz Pereira da. O Cinema, a Educação e a construção de um Imaginário Social Contemporâneo. Educação & Sociedade, v. 35, p. 607-616, 2014.
RIBEIRO, Fernanda. O perfil profissional do arquivista na sociedade da informação. In: Trabalhos de Antropologia e Etnologia. Revista inter e transdisciplinar de Ciência Sociais e Humanas. Portugal, Porto, v. XLX, p.49-57, 2005. Disponível em: <https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/14077/2/fribeiroperfil000108395.pdf.>. Acesso em: 29 de mar. 2021.
RIDOLPHI, Wagner Ramos. A profissionalização do arquivista no estado do Rio de Janeiro. Dissertação de Mestrado – Programa de Pós - Graduação em Gestão de Documentos e Arquivos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) - Rio de Janeiro, 2016. Dispinível em: < http://www.unirio.br/treinamento/ppgarq/tccs/turma-2014/ridolphi-wagner-ramos-a-profissionalizacao-do-arquivista-no-estado-do-rio-de-janeiro>. Acesso em: 03 de set. de 2021.
RONCAGLIO, Cynthia; MANINI, Miriam Paula. Arquivologia e cinema: um olhar arquivístico sobre narrativas fílmicas. Braília: Editora Universidade de Brasília, 2016.
SCHELLENBERG, Theodore R. Arquivos Modernos: princípios e práticas/ T. R. Schellenberg; tradução de Nilza Teixeira Soares. 6 ª ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.
SILVA, Marcos Araújo; et al. A representação da imagem do profissional arquivista na filmografia. Revista Analisando em Ciência da Informação, v. 2, n. 1, 2014. Disponível em: < https://brapci.inf.br/index.php/article/view/0000029141/c3e8c841682e70b644abca87a87e8b6b>. Acesso em: 02 de abr. 2021.
SERRATE, Jéssica Santos; GEISE, Vinicius Parrado; CELESTINO, Yasmin de Paula Tanimoto. Revoada: o Design como ferramenta de visibilidade para o "Novíssimo" Cinema Brasileiro. Trabalho de Conclusão de Curso - Faculdade de Design Digital, Centro de Linguagem e Comunicação, Pontifícia Universidade Católica de Campinas - Campinas, 2020.
THOMASSEM, T. Uma primeira introdução à Arquivologia. Arquivo & Administração, v. 5, n. 1, 2006. Disponível em: <http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/51643>. Acesso em: 30 de abr. 2021.
UMA CIDADE sem passado. Roteiro de Michael Verhoeven. Produção de Sandra Berger; Michael Verhoeven. Alemanha Ocidenal: Filmeverlag der Autoren, 1990. 1 DVD (94 min), son., color./p.b. Disponível em: <https://youtu.be/kKiykbMCtRM>. Acesso em: 02 de mar. de 2021.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 P2P E INOVAÇÃO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista é publicada sob a licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 4.0 Internacional.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores.
É permitida a reprodução total ou parcial dos textos da revista, desde que citada a fonte.