Construtos para modelagem de organizações fundamentadas na informação e no conhecimento no serviço público brasileiro

Ethel Airton Capuano

Resumo


O artigo apresenta um estudo preliminar, com base na literatura e na experiência profissional dos autores, sobre as principais características da estrutura secular de organizações no setor público brasileiro, suas conexões epistemológicas com os conceitos de democracia e cidadania e uma proposta de modelo genérico de Organização Fundamentada na Informação e no Conhecimento (Ofic) para o provimento efetivo de serviços públicos no país. O conceito de Ofic deriva de construtos extraídos da ciência política, da administração pública, da gestão de tecnologia da informação e comunicação (TIC) e de abordagens pragmáticas de projetos de modernização dos serviços públicos para melhoria da qualidade e da eficiência no atendimento aos usuários. O modelo genérico de Ofic proposto busca uma síntese de teses burocráticas e gerencialistas para moldar um novo paradigma de gestão, baseado no uso intensivo da informação, no incentivo ao aprendizado e na gestão do capital intelectual nas organizações do setor público. Em termos estruturais, a metáfora do “lego” é utilizada para evidenciar os blocos de informações e as unidades de operações e decisões nos ambientes das organizações públicas, suas interfaces conversacionais internas e externas e sua dinâmica num contexto de transparência de gestão.


Palavras-chave: Modelo organizacional. Modelo informacional. Gestão da informação. Gestão do conhecimento. Gestão por processos. Gestão de serviços públicos. Tecnologia da informação e comunicação. Democracia. Cidadania. Burocracia. Gerencialismo. Nova Gestão Pública. Organização fundamentada na informação e no conhecimento.



Constructs for modeling information and knowledge-based organizations (IKBO) in Brazilian civil service


Abstract


Keywords: Organizational model. Informational model. Information management. Knowledge management. Process-based management. Public service administration. Civil Service. Information and communication technology. Democracy. Citizenship. Managerialism. New Public Management. Information and Knowledge-Based Organization.


This article shows a preliminary study, based on literature and professional experiences of the authors, about organizational models in the Brazilian public sector, its epistemological connections with the concepts of democracy and citizenship and a proposal for general model of Information and Knowledge-Based Organization (IKBO) to effectively provide public services in the country. IKBO concept comes from Political Science, Public Administration, Information and Communication Technology (ICT) Management and pragmatic approaches of public services for modernization projects to improve quality and efficiency in user attendance process. The general IKBO model proposed has the goal of a synthesis between bureaucratic and managerial theses to shape a new management paradigm based on intensive use of information and learning incentives, understanding that “knowledge management” is a meaningful concept only if based on information and intellectual capital manageme


Palavras-chave


Modelo Organizacional; Modelo Informacional; Gestão da Informação; Gestão do Conhecimento; Lego Organizacional; Gestão de Serviços Públicos; TIC no Setor Público; Democracia; Cidadania; Burocracia; Gerencialismo; Nova Gestão Pública

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