Avaliação das noções de gerenciamento da informação de objetos na Web para professores: estudo de caso

Dorlivete Moreira Shitsuka, Ricardo Shitsuka

Resumo


Com o aumento da quantidade de informações disseminadas pelos meios eletrônicos, torna-se necessário o gerenciamento delas em termos de localização, titularidade e direitos autorais. O sistema de identificação de objetos digitais, em inglês DOI (Digital Object Identifier), permite a identificação em nível mundial por meio do registro dos metadados. Espera-se que os professores universitários tenham conhecimentos sobre o assunto. O presente estudo avalia as noções de DOI em professores de uma instituição de ensino superior localizada no Estado de São Paulo. Realizou-se pesquisa exploratória, qualitativa com viés quantitativo, no conjunto de 16 professores da área tecnológica, de médio porte, que conta com 20 professores nessa área. Os doutores foram a categoria deste estudo na qual os professores indicaram que todos conheciam o tema. Houve a disseminação da informação sobre o gerenciamento de informação na Internet.

Palavras-chave


Indentificador de objetos digitais; Gerenciamento da informação; Informação; Avaliação de Ensino.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015 Dorlivete Moreira Shitsuka, Ricardo Shitsuka

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.


Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
SAUS - Setor de Autarquias Sul, Quadra 5, Lote 6, Bloco H
Seção de Editoração - sala 500
CEP 70070-912
Brasília-DF, Brasil

Licença Creative Commons
Todo o conteúdo publicado nesta revista está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.