Preservação de documentos arquivísticos digitais

Autores

  • Vanderlei Batista dos Santos Câmara dos Deputados

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v41i1.1357

Palavras-chave:

Arquivologia, Arquivística, Documento arquivístico digital, Preservação digital

Resumo

A preservação digital é um dos grandes problemas que precisam ser enfrentados pelos profissionais da informação. Não há dúvida que muitos registros documentais importantes se perderam, e muitos ainda se perderão enquanto as instituições estiverem aprendendo a implementar políticas e práticas de preservação que contemplem a transição da documentação em papel para a documentação digital. Felizmente, na atualidade, diversos estudos nacionais e internacionais sobre gestão e preservação de documentos digitais têm divulgado suas conclusões, oferecendo orientações mais claras aos profissionais que, por força de suas atribuições, lidam com a necessidade de gerenciar e preservar adequadamente documentos digitais como registro das ações realizadas pelas instituições às quais estão vinculados. Esses documentos arquivísticos possuem “características” específicas que os profissionais devem proteger no mundo digital, quais sejam: fixidez, organicidade, naturalidade, unicidade, autenticidade e imparcialidade. Este artigo discute os aspectos a serem observados para que a preservação digital contemple essas características no sentido de garantir, além da acessibilidade, a confiabilidade dos documentos arquivísticos digitais pelo tempo que se fizer necessário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Vanderlei Batista dos Santos, Câmara dos Deputados

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB) – Brasília, DF – Brasil. Analista legislativo da Câmara dos Deputados, Centro de Documentação e Informação - Brasília, DF - Brasil.

Downloads

Publicado

08/04/2014

Como citar

dos Santos, V. B. (2014). Preservação de documentos arquivísticos digitais. Ciência Da Informação, 41(1). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v41i1.1357