Mediação da informação no hibridismo contemporâneo: um breve estado da arte

Autores

  • Brasilina Passarelli Universidade de São Paulo (ECA-USP)

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v43i2.1406

Palavras-chave:

Mediação da informação, Ética da informação, Filosofia da informação, Interface homem-máquina, Narrativa transmídia

Resumo

O artigo apresenta breve estado da arte considerando a evolução do conceito de mediação na comunicação a partir dos anos 1970, e sua evolução até o contemporâneo hiperconectado que hoje vivenciamos. Organiza-se em quatro eixos temáticos: na introdução, caracteriza-se a sociedade contemporanea hiperconectada a partir de sua experiência e projetos de pesquisa; Em seguida, o conceito de mediação é trazido à discussão através de pensadores e teóricos das ciências da comunicação e da informação. Depois, apresentam-se os aspectos de ética e filosofia da informação ao mesmo tempo que se aponta a urgente necessidade de reconfiguração das relações sociais numa sociedade hiperconectada. O último dos eixos temáticos é protagonizado pela iniciativa europeia de caráter político-social com o 1rst Forum on Media and Information Literacy, promovido, em maio de 2014, pela Comissão Europeia em parceria com a Unesco e co-organizado pelo Projeto Emedus e o Gabinete de Comunicación y Educación da Universidade Aberta de Barcelona. Esses autores, suas teorias e o coletivo das iniciativas citadas ajudam a construir um panorama consistente e diversificado para entender a mediação como um processo complexo, crescente e contínuo na comunicação homem-homem, homem-máquina e máquina-máquina.

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Biografia do Autor

  • Brasilina Passarelli, Universidade de São Paulo (ECA-USP)
    Livre docente pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) - São Paulo, SP - Brasil. Pós-doutorado pela Universidad Carlos III de Madrid (UC3M) - Espanha. Professora da Universidade de São Paulo, Brasil.

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Publicado

19/05/2015