Estudo comparativo das estruturas semânticas em diferentes sistemas de organização do conhecimento

Autores

  • Gercina Ângela de Lima Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação, Departamento de Organização e Tratamento da Informação
  • Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v46i1.4014

Palavras-chave:

Sistemas de Organização do Conhecimento, Relações semânticas, Estrutura conceitual

Resumo

A elaboração de Sistemas de Organização do Conhecimento (SOC) pressupõe o estabelecimento de relações semânticas entre seus conceitos, visando à criação de uma estrutura conceitual coerente. Diferentes SOCs possuem distintos níveis de representação relacional, que são dependentes do tipo de estrutura que cada instrumento requer para representar a base do conhecimento. Nota-se, entretanto, que existe um problema no entendimento sobre quais são os objetivos e propósitos de diferentes tipos de SOCs, principalmente sobre sua elaboração e uso. Este artigo pretende apresentar um estudo comparativo sobre a construção de SOCs do tipo taxonomia, sistema de classificação, tesauros e ontologias, a partir da apresentação de uma análise prática, com o intuito de demonstrar as características de suas estruturas conceituais, usos, potencialidades e limitações, verificando e demonstrando como as relações semânticas vão sendo incorporadas aos instrumentos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gercina Ângela de Lima, Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação, Departamento de Organização e Tratamento da Informação
    Pós-doutorado pela Universidad Carlos III (UC3M) - Madrid, Espanha. Pós Doutorado pela Universidade de São Paulo (USP) - São Paulo, SP - Brasil. Doutora em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Belo Horizonte, MG - Brasil.
  • Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan, Universidade Federal de Minas Gerais
    Doutora em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Brasil. Professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Belo Horizonte, MG - Brasil.

Publicado

28/12/2017

Edição

Seção

Parte I - Contribuições teóricas e metodológicas da pesquisa sobre ontologias