Estudo comparativo das estruturas semânticas em diferentes sistemas de organização do conhecimento

Gercina Ângela de Lima, Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan

Resumo


A elaboração de Sistemas de Organização do Conhecimento (SOC) pressupõe o estabelecimento de relações semânticas entre seus conceitos, visando à criação de uma estrutura conceitual coerente. Diferentes SOCs possuem distintos níveis de representação relacional, que são dependentes do tipo de estrutura que cada instrumento requer para representar a base do conhecimento. Nota-se, entretanto, que existe um problema no entendimento sobre quais são os objetivos e propósitos de diferentes tipos de SOCs, principalmente sobre sua elaboração e uso. Este artigo pretende apresentar um estudo comparativo sobre a construção de SOCs do tipo taxonomia, sistema de classificação, tesauros e ontologias, a partir da apresentação de uma análise prática, com o intuito de demonstrar as características de suas estruturas conceituais, usos, potencialidades e limitações, verificando e demonstrando como as relações semânticas vão sendo incorporadas aos instrumentos.


Palavras-chave


Sistemas de Organização do Conhecimento; Relações semânticas; Estrutura conceitual

Texto completo:

PDF PDF (atualizado)

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Gercina Ângela Borém de Oliveira Lima, Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.


Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
SAUS - Setor de Autarquias Sul, Quadra 5, Lote 6, Bloco H
Seção de Editoração - sala 500
CEP 70070-912
Brasília-DF, Brasil

Licença Creative Commons
Todo o conteúdo publicado nesta revista está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.