Imagem, educação e cultura: a formação em fotografia pelas instituições formais e informais de ensino no país

Autores

  • Ricardo Silva de Hollanda Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Centro de Educação e Humanidades, Departamento de Jornalismo.

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v43i3.4239

Palavras-chave:

Imagem, Memória, Educação em fotografia, História da fotografia

Resumo

Síntese histórica dos antecedentes da fotografia e sua gênese na educação da imagem fotográfica no Brasil, com ênfase para as instituições que construíram e contribuíram para o desenvolvimento da fotografia em nosso país, em seus segmentos fundamentais - científico, artístico e documental. Considerações sobre a memória visual, impulsionadora da educação em fotografia documental e jornalística, como resultado do surgimento dos fotoclubes e agremiações na educação informal, fato ocorrido no eixo Rio-São Paulo a partir da década de 40, impulsionado pelo advento de revistas ilustradas. Considerações sobre o new journalism e sua contribuição na percepção fotodocumentarista, através de narrativas visuais pelo interior do país, na visão do fotógrafo. A consolidação da produção da imagem fotográfica e do fotojornalismo moderno no Brasil, na década de 1960, consequência das Oficinas de Fotografia criadas no MAM (Museu de Arte Moderna), a Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI), seguidos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O ensino formal e livre surge na década seguinte, com o Senac, a Alliance Française e, sobretudo, o Núcleo de Fotografia da Funarte, posteriormente Instituto Nacional de Fotografia (Infoto), criado em 1986, sob a gestão do pesquisador e fotógrafo Pedro Vasquez, que estimulou a criação de cursos e escolas de fotografia em todo o país. A experiência do projeto Programa de Referência Visual, implementado na UERJ pelo professor, pesquisador e fotógrafo Ricardo de Hollanda, que gerou, em 2006, o Laboratório de Pesquisas em Imagem Documental e Jornalística, com o objetivo de produzir, sistematicamente, registros fotográficos sobre os espaços urbanos na cidade do Rio de Janeiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Ricardo Silva de Hollanda, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Centro de Educação e Humanidades, Departamento de Jornalismo.

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, com período sanduíche em Universidade Autònoma de Barcelona (UAB) - Barcelona - Espanha. Professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - Rio de Janeiro, RJ - Brasil.

Downloads

Publicado

11/10/2018

Como citar

Hollanda, R. S. de. (2018). Imagem, educação e cultura: a formação em fotografia pelas instituições formais e informais de ensino no país. Ciência Da Informação, 43(3). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v43i3.4239

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.