Imagem, educação e cultura: a formação em fotografia pelas instituições formais e informais de ensino no país
DOI:
https://doi.org/10.18225/ci.inf.v43i3.4239Keywords:
Imagem, Memória, Educação em fotografia, História da fotografiaAbstract
Síntese histórica dos antecedentes da fotografia e sua gênese na educação da imagem fotográfica no Brasil, com ênfase para as instituições que construíram e contribuíram para o desenvolvimento da fotografia em nosso país, em seus segmentos fundamentais - científico, artístico e documental. Considerações sobre a memória visual, impulsionadora da educação em fotografia documental e jornalística, como resultado do surgimento dos fotoclubes e agremiações na educação informal, fato ocorrido no eixo Rio-São Paulo a partir da década de 40, impulsionado pelo advento de revistas ilustradas. Considerações sobre o new journalism e sua contribuição na percepção fotodocumentarista, através de narrativas visuais pelo interior do país, na visão do fotógrafo. A consolidação da produção da imagem fotográfica e do fotojornalismo moderno no Brasil, na década de 1960, consequência das Oficinas de Fotografia criadas no MAM (Museu de Arte Moderna), a Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI), seguidos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O ensino formal e livre surge na década seguinte, com o Senac, a Alliance Française e, sobretudo, o Núcleo de Fotografia da Funarte, posteriormente Instituto Nacional de Fotografia (Infoto), criado em 1986, sob a gestão do pesquisador e fotógrafo Pedro Vasquez, que estimulou a criação de cursos e escolas de fotografia em todo o país. A experiência do projeto Programa de Referência Visual, implementado na UERJ pelo professor, pesquisador e fotógrafo Ricardo de Hollanda, que gerou, em 2006, o Laboratório de Pesquisas em Imagem Documental e Jornalística, com o objetivo de produzir, sistematicamente, registros fotográficos sobre os espaços urbanos na cidade do Rio de Janeiro.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
11/10/2018
Issue
Section
Articles
License
- This publication reserves the right to modify the original, regarding norms, spelling and grammar, in order to maintain the standards of the language, still respecting author writing style;
- The final proofs will not be sent to the authors;
- Published works become Ciência da Informação's property, their second partial or full print being subject to expressed authorization by IBICT's Director;
- The original source of publicaton must be provided at all times;
- The authors are solely responsible fo the views expressed within the article;
- Each author will receive two hard copies of the issue, if made availalbe in print.