Observação e experimentação tecnológica no contexto dos Grupos de Pesquisa da área de Informação e Comunicação da Região Sul

Rodrigo Eduardo Botelho-Francisco

Resumo


O desenvolvimento tecnológico no Brasil envolve um conjunto diverso de atores, desde pesquisadores e instituições de Ensino Superior, até as agências de fomento e empresas interessadas em inovação. Visando compreender este entorno, existem iniciativas tanto governamentais como científicas no sentido de mapear e prospectar grupos, linhas e redes de pesquisa. Para isso tem sido recorrente utilizar o Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, onde, segundo dados de 2019, existem mais de 37.500 registros. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo apresentar um panorama da pesquisa sobre tecnologia no âmbito dos grupos de pesquisa da área de Informação e Comunicação da Região Sul do Brasil. Para tanto, numa perspectiva metodológica descritivo-exploratória, utilizou de revisão bibliográfica e documental e análise de dados da base pública do DGP. Como resultado apresentam-se 81 grupos, sendo 52 na área de Comunicação, 29 na Ciência da Informação, mapeados e descritos em relação a setores de aplicação, bem como a 72 linhas de pesquisa identificadas. Conclui-se destacando a infraestrutura de pesquisa e conhecimento da área instalada na região, considerada relevante e dedicada a observar e experimentar temas relacionados à tecnologia, no entanto, timidamente representada em função dos setores de aplicação. Também apresenta a utilidade das intersecções para prospectar formação de redes, temas e oportunidades de investigação. Ressalta, no âmbito da literatura, a importância dos grupos nas ações de produção e compartilhamento de conhecimento, práticas e infraestrutura, bem como sua utilidade para otimização de esforços frente à solução de problemas e à busca de financiamento.

Palavras-chave


Grupos de Pesquisa; CNPq; Tecnologia. Região Sul; Informação e Comunicação

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Rodrigo Eduardo Botelho-Francisco

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Compartilhar igual 4.0 Internacional.


Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
SAUS - Setor de Autarquias Sul, Quadra 5, Lote 6, Bloco H
Seção de Editoração - sala 500
CEP 70070-912
Brasília-DF, Brasil

Licença Creative Commons
Todo o conteúdo publicado nesta revista está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.