Observação e experimentação tecnológica no contexto dos grupos de pesquisa da área de informação e comunicação da Região Sul

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v48i2.4698

Palabras clave:

Grupos de pesquisa, CNPq, Tecnologia, Região Sul, Informação e comunicação

Resumen

O desenvolvimento tecnológico no Brasil envolve um conjunto diverso de atores, desde pesquisadores e instituições de ensino superior, até as agências de fomento e empresas interessadas em inovação. Visando compreender esse entorno, existem iniciativas tanto governamentais como científicas no sentido de mapear e prospectar grupos, linhas e redes de pesquisa. Para isso tem sido recorrente utilizar o Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, onde, segundo dados de 2019, existem mais de 37.500 registros. Este trabalho tem como objetivo apresentar um panorama da pesquisa sobre tecnologia no âmbito dos grupos de pesquisa da área de informação e comunicação da Região Sul do Brasil. Para tanto, numa perspectiva metodológica descritivo-exploratória, utilizou de revisão bibliográfica e documental e análise de dados da base pública do DGP. Como resultado, reuniram-se 81 grupos, sendo 52 na área de comunicação, 29 na ciência da informação, mapeados e descritos em relação a setores de aplicação, bem como a 72 linhas de pesquisa identificadas. Conclui-se destacando a infraestrutura de pesquisa e conhecimento da área instalada na região, considerada relevante e dedicada a observar e experimentar temas relacionados à tecnologia, no entanto, timidamente representada em função dos setores de aplicação. Também apresenta a utilidade das intersecções para prospectar formação de redes, temas e oportunidades de investigação. Ressalta, no âmbito da literatura, a importância dos grupos nas ações de produção e compartilhamento de conhecimento, práticas e infraestrutura, bem como sua utilidade para otimização de esforços ante a solução de problemas e a busca de financiamento.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Rodrigo Eduardo Botelho-Francisco, Universidade Federal do Paraná - UFPR
    Pós-Doutorado pela Universitat Autònoma de Barcelona (UAB) - Espanha.Pós-Doutorado pela Universidad Complutense de Madrid (UCM) - Espanha.Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP) - SP - Brasil.Professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Curitiba, PR – Brasil.

Publicado

06/09/2019