Memória e inovação: uma aproximação necessária

Autores

  • Cezar Karpinski Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC Departamento de Ciência da Informação
  • Ana Clara Cândido

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v48i2.4742

Palavras-chave:

Gestão da Informação, Preservação da informação, Memória organizacional, Memória, Inovação

Resumo

Este ensaio desenvolve reflexões iniciais acerca de uma aproximação entre memória e a inovação. A discussão partiu da seguinte pergunta: como as experiências organizacionais do passado podem auxiliar em processos inovadores nas organizações? O objetivo geral é identificar as aproximações entre o conceito de memória e suas aplicações em organizações que buscam inovar em processos, produtos ou serviços.Do ponto de vista metodológico, trata-se de estudo exploratório, tanto no âmbito teórico, quanto da revisão de literatura. Os resultados apontam para potencialidade do diálogo teórico interdisciplinar, para a necessidade das organizações constituírem políticas de memória organizacional e para a importância dos arquivos nas organizações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Cezar Karpinski, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC Departamento de Ciência da Informação

Doutor em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Florianópolis, SC - Brasil. Professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Brasil.

Ana Clara Cândido

Pós-Doutorado pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB) - Brasil.Doutora em Avaliação de Tecnologia pela Universidade Nova de Lisboa (FCT-UNL) - Portugal. Professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – SC - Brasil. Pesquisadora Associada no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa (CICS.NOVA)-Portugal.

Downloads

Publicado

06/09/2019

Como citar

Karpinski, C., & Cândido, A. C. (2019). Memória e inovação: uma aproximação necessária. Ciência Da Informação, 48(2). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v48i2.4742