Repositório digital temático aplicado à alfabetização e letramento dos anos iniciais do ensino fundamental em escolas da rede municipal de Manaus

Suely Oliveira Moraes Marquez, Zeina Rebouças Corrêa Thomé

Resumo


Atualmente a informação e o conhecimento são compartilhados de maneira muito rápida, quase instantânea, dessa forma é primordial para qualquer profissional se manter atualizado.
Quando disponibilizamos informação estamos promovendo nova geração de conhecimento, que por sua vez produzirá mais informação e assim sucessivamente. No caso do estudo em questão essa é a pretensão que se tem, pois devemos levar em consideração que todas as informações que serão disponibilizadas no repositório digital temático têm como pressuposto criar novas informações e novos conhecimentos pautadas na vivência dos atores da pesquisa.
O repositório digital temático desenvolvido no projeto tem como objetivo colocar à disposição do gestor, coordenador pedagógico e professor, orientações gerais e específicas, formação continuada e informações que favoreçam a formulação de alternativas sistemáticas para a melhoria da aprendizagem e a elevação dos índices de rendimento escolar, centrados na alfabetização, letramento, escrita e leitura nas escolas da rede municipal de Manaus.
O projeto intitulado “Gestão do Conhecimento Escolar, Alfabetização e Formação para a Cidadania” foi desenvolvido no Centro de Formação Continuada, Desenvolvimento de Tecnologia e Prestação de Serviços para a Rede Pública de Ensino (CEFORT/UFAM) em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Amazonas (SEMED).


Palavras-chave


Repositório digital; Educação básica; Escolas Municipais

Texto completo:

PDF

Referências


GARCIA, Carlos Marcelo. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999. (Coleção Ciência da Educação, 2).

KURAMOTO, H. Informação científica: proposta de um novo modelo para o Brasil. Ciência da Informação, v. 35, n. 2, p. 91-102, maio/ago. 2006.

MUELLER, Suzana P. M. A Ciência, o sistema de comunicação científica e a literatura

científica. In: CAMPELLO, Bernadete Santos et al (org.). Fontes de informação para

pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: UFMG, 2000. p. 21-34.

SILVA, M. O. L. da; CABRAL, C. L. de O. Formação continuada: desenvolvimento profissional de professores na escola. Curitiba: Appris, 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Suely Oliveira Moraes Marquez, Zeina Rebouças Corrêa Thomé

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Compartilhar igual 4.0 Internacional.


Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
SAUS - Setor de Autarquias Sul, Quadra 5, Lote 6, Bloco H
Seção de Editoração - sala 500
CEP 70070-912
Brasília-DF, Brasil

Licença Creative Commons
Todo o conteúdo publicado nesta revista está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.