Repositório digital temático aplicado à alfabetização e letramento dos anos iniciais do ensino fundamental em escolas da rede municipal de Manaus

Autores

  • Suely Oliveira Moraes Marquez Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Zeina Rebouças Corrêa Thomé Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v48i3.4826

Palavras-chave:

Repositório digital, Educação básica, Escolas Municipais

Resumo

Atualmente a informação e o conhecimento são compartilhados de maneira muito rápida, quase instantânea, dessa forma é primordial para qualquer profissional se manter atualizado.
Quando disponibilizamos informação estamos promovendo nova geração de conhecimento, que por sua vez produzirá mais informação e assim sucessivamente. No caso do estudo em questão essa é a pretensão que se tem, pois devemos levar em consideração que todas as informações que serão disponibilizadas no repositório digital temático têm como pressuposto criar novas informações e novos conhecimentos pautadas na vivência dos atores da pesquisa.
O repositório digital temático desenvolvido no projeto tem como objetivo colocar à disposição do gestor, coordenador pedagógico e professor, orientações gerais e específicas, formação continuada e informações que favoreçam a formulação de alternativas sistemáticas para a melhoria da aprendizagem e a elevação dos índices de rendimento escolar, centrados na alfabetização, letramento, escrita e leitura nas escolas da rede municipal de Manaus.
O projeto intitulado “Gestão do Conhecimento Escolar, Alfabetização e Formação para a Cidadania” foi desenvolvido no Centro de Formação Continuada, Desenvolvimento de Tecnologia e Prestação de Serviços para a Rede Pública de Ensino (CEFORT/UFAM) em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Amazonas (SEMED).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Suely Oliveira Moraes Marquez, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Professora, Manaus. Amazonas, Brasil.

Doutoranda, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus, Amazonas.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6380062941086104

e-mail: suelymoraes31@gmail.com

Zeina Rebouças Corrêa Thomé, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Professora, Manaus. Amazonas.

Pós-doutorado, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1255254917732447

e-mail: zeinathome@gmail.com

Referências

GARCIA, Carlos Marcelo. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999. (Coleção Ciência da Educação, 2).

KURAMOTO, H. Informação científica: proposta de um novo modelo para o Brasil. Ciência da Informação, v. 35, n. 2, p. 91-102, maio/ago. 2006.

MUELLER, Suzana P. M. A Ciência, o sistema de comunicação científica e a literatura

científica. In: CAMPELLO, Bernadete Santos et al (org.). Fontes de informação para

pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: UFMG, 2000. p. 21-34.

SILVA, M. O. L. da; CABRAL, C. L. de O. Formação continuada: desenvolvimento profissional de professores na escola. Curitiba: Appris, 2016.

Downloads

Publicado

20/03/2020

Como citar

Marquez, S. O. M., & Thomé, Z. R. C. (2020). Repositório digital temático aplicado à alfabetização e letramento dos anos iniciais do ensino fundamental em escolas da rede municipal de Manaus. Ciência Da Informação, 48(3). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v48i3.4826