Repositório digital temático aplicado à alfabetização e letramento dos anos iniciais do ensino fundamental em escolas da rede municipal de Manaus
DOI:
https://doi.org/10.18225/ci.inf.v48i3.4826Palabras clave:
Repositório digital, Educação básica, Escolas MunicipaisResumen
Atualmente a informação e o conhecimento são compartilhados de maneira muito rápida, quase instantânea, dessa forma é primordial para qualquer profissional se manter atualizado.
Quando disponibilizamos informação estamos promovendo nova geração de conhecimento, que por sua vez produzirá mais informação e assim sucessivamente. No caso do estudo em questão essa é a pretensão que se tem, pois devemos levar em consideração que todas as informações que serão disponibilizadas no repositório digital temático têm como pressuposto criar novas informações e novos conhecimentos pautadas na vivência dos atores da pesquisa.
O repositório digital temático desenvolvido no projeto tem como objetivo colocar à disposição do gestor, coordenador pedagógico e professor, orientações gerais e específicas, formação continuada e informações que favoreçam a formulação de alternativas sistemáticas para a melhoria da aprendizagem e a elevação dos índices de rendimento escolar, centrados na alfabetização, letramento, escrita e leitura nas escolas da rede municipal de Manaus.
O projeto intitulado “Gestão do Conhecimento Escolar, Alfabetização e Formação para a Cidadania” foi desenvolvido no Centro de Formação Continuada, Desenvolvimento de Tecnologia e Prestação de Serviços para a Rede Pública de Ensino (CEFORT/UFAM) em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Amazonas (SEMED).
Descargas
Referencias
GARCIA, Carlos Marcelo. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999. (Coleção Ciência da Educação, 2).
KURAMOTO, H. Informação científica: proposta de um novo modelo para o Brasil. Ciência da Informação, v. 35, n. 2, p. 91-102, maio/ago. 2006.
MUELLER, Suzana P. M. A Ciência, o sistema de comunicação científica e a literatura
científica. In: CAMPELLO, Bernadete Santos et al (org.). Fontes de informação para
pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: UFMG, 2000. p. 21-34.
SILVA, M. O. L. da; CABRAL, C. L. de O. Formação continuada: desenvolvimento profissional de professores na escola. Curitiba: Appris, 2016.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
- La publicación se reserva el direcho de realizar, en los originales, cambios de orden normativa, ortográfica y gramatical, para mantener la norma culta del idioma, respetando el estilo de los autores;
- Las pruebas finales no seran enviadas a los autores;
- Los trabajos publicados pasan a ser propriedad de la revista Ciência da Informação, siendo su reimpresión total o parcial, sujeta a autorización expresa de la dirección del IBICT;
- Debe ser consignada la fuente de publicação original;
- Són de exclusiva responsabilidad de los autores las opiniones emitidas en sus artículos;
- Cada autor recibirá dos ejemplares de la revista, caso esté disponible en el formato impreso.