A utilização dos termos Acesso Aberto e Acesso Livre em periódicos científicos nacionais

Autores

  • Kethlen Araújo Perdigão
  • Adriana Cavalcante Macêdo
  • Eliane Silveira Gonçalves Universidade Federal do Amazonas - UFAM

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v48i3.4828

Palavras-chave:

Definição de Acesso Aberto e Acesso Livre. Periódicos Científicos. Periódicos de Acesso Aberto. Democratização do conhecimento.

Resumo

Inscrita na área da Ciência da Informação, esta pesquisa partiu da necessidade de um debate sobre a precarização de produções científicas que apresentam uma definição para os termos Acesso Aberto e Acesso Livre. Com isso, notou-se que, apesar de inúmeros debates sobre a democratização de acesso à informação, ainda é necessário compreender como periódicos científicos conceituam os termos Acesso Aberto e Acesso Livre. Metodologicamente, aplicou-se a abordagem quantitativa (GIL, 2017). Assim, selecionou-se três periódicos da área da Ciência da Informação, a partir dos quais foram escolhidos 19 artigos científicos para examinar a presença dos termos Acesso Aberto e Acesso Livre nos seus títulos, resumos e palavras-chaves. Além disso, para identificar como esses termos foram utilizados, recorreu-se à análise de conteúdo, filiada aos estudos de Câmara (2013). Para uma compreensão dos termos em análise, recorreu-se a Kroeff; Mattos; Fátima (2018) e Kuramoto (2006). Os resultados da pesquisa evidenciaram que 6, dos 19 artigos, continham em seus escritos definições para os termos Acesso Aberto ou Acesso Livre. Percebeu-se também que algumas terminologias empregadas para essas palavras são usadas como a tradução de Open Access, sendo que em alguns artigos a conceituação aparece com relação de sinonímia, enquanto em outros, atribui outras características para Open Access. Conclui-se que a compreensão dos termos Acesso Aberto ou Acesso Livre, amplamente utilizados no campo da Ciência da Informação, torna-se imprescindível. Assim, é necessário reforçar ainda mais a implantação do Movimento Open Access no Brasil, pois terminologias claras contribuem para o entendimento dos objetivos de ações na sociedade em geral e na comunidade científica. Desse modo, essas ações podem contribuir para um redimensionamento da democratização do acesso à informação, seja por meio do Acesso Aberto ou por meio do Acesso Livre.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Kethlen Araújo Perdigão

Discente de Arquivologia da Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Adriana Cavalcante Macêdo

Discente de Arquivologia da Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Eliane Silveira Gonçalves, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Mestre em Ciência da Informação, Instituto Brasileiro em Informação (IBICT), Ciência e Tecnologia.

Docente do curso de Arquivologia da Universidade Federal do Amazonas - IFAM

Downloads

Publicado

20/03/2020

Como citar

Perdigão, K. A., Macêdo, A. C., & Gonçalves, E. S. (2020). A utilização dos termos Acesso Aberto e Acesso Livre em periódicos científicos nacionais. Ciência Da Informação, 48(3). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v48i3.4828

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.