A utilização dos termos Acesso Aberto e Acesso Livre em periódicos científicos nacionais

Kethlen Araújo Perdigão, Adriana Cavalcante Macêdo, Eliane Silveira Gonçalves

Resumo


Inscrita na área da Ciência da Informação, esta pesquisa partiu da necessidade de um debate sobre a precarização de produções científicas que apresentam uma definição para os termos Acesso Aberto e Acesso Livre. Com isso, notou-se que, apesar de inúmeros debates sobre a democratização de acesso à informação, ainda é necessário compreender como periódicos científicos conceituam os termos Acesso Aberto e Acesso Livre. Metodologicamente, aplicou-se a abordagem quantitativa (GIL, 2017). Assim, selecionou-se três periódicos da área da Ciência da Informação, a partir dos quais foram escolhidos 19 artigos científicos para examinar a presença dos termos Acesso Aberto e Acesso Livre nos seus títulos, resumos e palavras-chaves. Além disso, para identificar como esses termos foram utilizados, recorreu-se à análise de conteúdo, filiada aos estudos de Câmara (2013). Para uma compreensão dos termos em análise, recorreu-se a Kroeff; Mattos; Fátima (2018) e Kuramoto (2006). Os resultados da pesquisa evidenciaram que 6, dos 19 artigos, continham em seus escritos definições para os termos Acesso Aberto ou Acesso Livre. Percebeu-se também que algumas terminologias empregadas para essas palavras são usadas como a tradução de Open Access, sendo que em alguns artigos a conceituação aparece com relação de sinonímia, enquanto em outros, atribui outras características para Open Access. Conclui-se que a compreensão dos termos Acesso Aberto ou Acesso Livre, amplamente utilizados no campo da Ciência da Informação, torna-se imprescindível. Assim, é necessário reforçar ainda mais a implantação do Movimento Open Access no Brasil, pois terminologias claras contribuem para o entendimento dos objetivos de ações na sociedade em geral e na comunidade científica. Desse modo, essas ações podem contribuir para um redimensionamento da democratização do acesso à informação, seja por meio do Acesso Aberto ou por meio do Acesso Livre.

Palavras-chave


Definição de Acesso Aberto e Acesso Livre. Periódicos Científicos. Periódicos de Acesso Aberto. Democratização do conhecimento.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Kethlen Araújo Perdigão, Adriana Cavalcante Macêdo, Eliane Silveira Gonçalves

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Compartilhar igual 4.0 Internacional.


Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
SAUS - Setor de Autarquias Sul, Quadra 5, Lote 6, Bloco H
Seção de Editoração - sala 500
CEP 70070-912
Brasília-DF, Brasil

Licença Creative Commons
Todo o conteúdo publicado nesta revista está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.