A utilização dos termos Acesso Aberto e Acesso Livre em periódicos científicos nacionais

Autores/as

  • Kethlen Araújo Perdigão
  • Adriana Cavalcante Macêdo
  • Eliane Silveira Gonçalves Universidade Federal do Amazonas - UFAM

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v48i3.4828

Palabras clave:

Definição de Acesso Aberto e Acesso Livre. Periódicos Científicos. Periódicos de Acesso Aberto. Democratização do conhecimento.

Resumen

Inscrita na área da Ciência da Informação, esta pesquisa partiu da necessidade de um debate sobre a precarização de produções científicas que apresentam uma definição para os termos Acesso Aberto e Acesso Livre. Com isso, notou-se que, apesar de inúmeros debates sobre a democratização de acesso à informação, ainda é necessário compreender como periódicos científicos conceituam os termos Acesso Aberto e Acesso Livre. Metodologicamente, aplicou-se a abordagem quantitativa (GIL, 2017). Assim, selecionou-se três periódicos da área da Ciência da Informação, a partir dos quais foram escolhidos 19 artigos científicos para examinar a presença dos termos Acesso Aberto e Acesso Livre nos seus títulos, resumos e palavras-chaves. Além disso, para identificar como esses termos foram utilizados, recorreu-se à análise de conteúdo, filiada aos estudos de Câmara (2013). Para uma compreensão dos termos em análise, recorreu-se a Kroeff; Mattos; Fátima (2018) e Kuramoto (2006). Os resultados da pesquisa evidenciaram que 6, dos 19 artigos, continham em seus escritos definições para os termos Acesso Aberto ou Acesso Livre. Percebeu-se também que algumas terminologias empregadas para essas palavras são usadas como a tradução de Open Access, sendo que em alguns artigos a conceituação aparece com relação de sinonímia, enquanto em outros, atribui outras características para Open Access. Conclui-se que a compreensão dos termos Acesso Aberto ou Acesso Livre, amplamente utilizados no campo da Ciência da Informação, torna-se imprescindível. Assim, é necessário reforçar ainda mais a implantação do Movimento Open Access no Brasil, pois terminologias claras contribuem para o entendimento dos objetivos de ações na sociedade em geral e na comunidade científica. Desse modo, essas ações podem contribuir para um redimensionamento da democratização do acesso à informação, seja por meio do Acesso Aberto ou por meio do Acesso Livre.

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Biografía del autor/a

  • Kethlen Araújo Perdigão
    Discente de Arquivologia da Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Adriana Cavalcante Macêdo
    Discente de Arquivologia da Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Eliane Silveira Gonçalves, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

    Mestre em Ciência da Informação, Instituto Brasileiro em Informação (IBICT), Ciência e Tecnologia.

    Docente do curso de Arquivologia da Universidade Federal do Amazonas - IFAM

Publicado

20/03/2020