Panorama dos repositórios institucionais nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil

Adélia de Moraes PINTO, Dóris Campos Mendonça, Gisela Fernanda Monteiro Danin, Andreia Cristina da Paixao Rodrigues, Cristian Berrío-Zapata

Resumo


Os Repositórios Institucionais (RIs) são ferramentas estratégicas de gestão do conhecimento que promovem a visibilidade das produções científicas. A pesquisa trata de um estudo de caso que utilizou como instrumento para coleta de dados, uma enquete e, como ferramenta, o formulário eletrônico (Google Forms), para verificar a criação, implantação e planejamento dos RIs nos 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil (IFs). A pesquisa foi realizada de 02 a 09 de abril de 2019 e todos os IFs responderam ao formulário. Resultados mostram que 32% deles possuem repositórios, entre esses, 11 apresentam política interna e 10 disponibilizam endereço URL. Entre os que não possuem RI implantado, cinco estão em fase de implantação e cinco em estudos iniciais. Fatores como falta de gestão e ausência de conhecimento sobre a importância de um RI são mencionados como justificativa para não implantação dos repositórios. Observou-se que somente a partir de 2013 foi registrada a implantação do primeiro RI, destacando-se o ano de 2017 com a criação de cinco repositórios. Conclui-se que, apesar das dificuldades, há uma preocupação crescente para implantação de RIs em diversos IFs.


Palavras-chave


Repositório institucional. Comunicação científica. Acesso aberto. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Adélia de Moraes PINTO

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Compartilhar igual 4.0 Internacional.


Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
SAUS - Setor de Autarquias Sul, Quadra 5, Lote 6, Bloco H
Seção de Editoração - sala 500
CEP 70070-912
Brasília-DF, Brasil

Licença Creative Commons
Todo o conteúdo publicado nesta revista está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.