Influência dos meios de comunicação no conhecimento

Autores

  • José Manuel Moran

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v23i2.551

Palavras-chave:

Meios de comunicação. Conhecimento integrado e diferenciado. Conhecimento sensorial. Educação audiovisual.

Resumo

As pesquisas mais atuais mostram que o nosso conhecimento se processa de forma interligada, mas com ênfase em caminhos diferentes para cada pessoa. Uns se apoiam mais no visual, outros no sonoro, outros no sinestésico. Os meios de comunicação, principalmente a televisão, desenvolvem linguagens complementares, superpostas, que nos atingem por todos os sentidos e conseguem que cada um encontre a forma de compreensão para a qual está mais apto. Propõem também uma lógica menos rígida, mais conectiva, provisória e dinâmica, mais próxima à sensibilidade do homem de hoje, o que traz problemas para a visão educacional mais sistemática e menos flexível.

Palavras-chave
Meios de comunicação. Conhecimento integrado e diferenciado. Conhecimento sensorial. Educação audiovisual.

Influence of mass media on the knowledge

Abstract

The most advanced research shows that our knowledge is processed in an integrated manner, but emphasizing different ways for each person.Someone leams towards the image, others to sound, others to kinesthesis. The mass media, specially television, develop complementary and superimposed languages,which reach all our senses, and guarantees that everyone finds that most adapted to his or her understanding. They purpose also a less rigid logic, more connective, dynamic and temporary, dose to the sensibility of contemporary man, and creating problems for less flexible educational system.

Keywords
Mass media; Integrated and differential knowledge; Sensorial knowledge; Education audiovisual.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

José Manuel Moran

Professor do Departamento de Cinema, Rádio e
TV da Universidade de São Paulo (USP). Pesquisador
do Projeto Escola do Futuro da USP.

Downloads

Como citar

Moran, J. M. (1994). Influência dos meios de comunicação no conhecimento. Ciência Da Informação, 23(2). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v23i2.551

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)