Influência dos meios de comunicação no conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.18225/ci.inf.v23i2.551Palabras clave:
Meios de comunicação. Conhecimento integrado e diferenciado. Conhecimento sensorial. Educação audiovisual.Resumen
As pesquisas mais atuais mostram que o nosso conhecimento se processa de forma interligada, mas com ênfase em caminhos diferentes para cada pessoa. Uns se apoiam mais no visual, outros no sonoro, outros no sinestésico. Os meios de comunicação, principalmente a televisão, desenvolvem linguagens complementares, superpostas, que nos atingem por todos os sentidos e conseguem que cada um encontre a forma de compreensão para a qual está mais apto. Propõem também uma lógica menos rígida, mais conectiva, provisória e dinâmica, mais próxima à sensibilidade do homem de hoje, o que traz problemas para a visão educacional mais sistemática e menos flexível.
Palavras-chave
Meios de comunicação. Conhecimento integrado e diferenciado. Conhecimento sensorial. Educação audiovisual.
Influence of mass media on the knowledge
Abstract
The most advanced research shows that our knowledge is processed in an integrated manner, but emphasizing different ways for each person.Someone leams towards the image, others to sound, others to kinesthesis. The mass media, specially television, develop complementary and superimposed languages,which reach all our senses, and guarantees that everyone finds that most adapted to his or her understanding. They purpose also a less rigid logic, more connective, dynamic and temporary, dose to the sensibility of contemporary man, and creating problems for less flexible educational system.
Keywords
Mass media; Integrated and differential knowledge; Sensorial knowledge; Education audiovisual.
Descargas
Descargas
Número
Sección
Licencia
- La publicación se reserva el direcho de realizar, en los originales, cambios de orden normativa, ortográfica y gramatical, para mantener la norma culta del idioma, respetando el estilo de los autores;
- Las pruebas finales no seran enviadas a los autores;
- Los trabajos publicados pasan a ser propriedad de la revista Ciência da Informação, siendo su reimpresión total o parcial, sujeta a autorización expresa de la dirección del IBICT;
- Debe ser consignada la fuente de publicação original;
- Són de exclusiva responsabilidad de los autores las opiniones emitidas en sus artículos;
- Cada autor recibirá dos ejemplares de la revista, caso esté disponible en el formato impreso.