Glossário de termos de coleta e conservação de recursos genéticos

Autores

  • Rosa Maria Alcebíades Ribeiro Embrapa.

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v24i3.578

Palavras-chave:

Glossário sistemático, Socioterminologia

Resumo

Este trabalho apresenta um exercício de elaboração de glossário sistemático. Para isso, foram selecionados termos usados na área de Coleta e Conservação de Recursos Genéticos, no âmbito do Centro Nacional de Pesquisa de Recursos Genéticos e Biotecnologia (Cenargen), uma das 39 unidades de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O primeiro termo selecionado foi "coleta", e, a seguir, os outros termos foram surgindo, resultantes das remissivas e das variações. Neste exercício, após o levantamento de informações e seleção das fontes e contextos por meio da Ficha de Terminologia desenvolvida por Faulstich,E., foram definidos 15 termos. O que difere este trabalho terminológico dos demais existentes é que ele foi desenvolvido à luz da socioterminologia, sob duas perspectivas, como prática de trabalho e como disciplina descritiva. A primeira considera a análise das condições de circulação e o funcionamento do termo, e a segunda, os usos reais do termo em suas variações no funcionamento da linguagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Rosa Maria Alcebíades Ribeiro, Embrapa.

Aluna do Curso de Especialização em Lexicografia e Terminologia da Universidade de Brasília (UnB). Funcionária em nível de técnico especializado da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Downloads

Como citar

Ribeiro, R. M. A. (1995). Glossário de termos de coleta e conservação de recursos genéticos. Ciência Da Informação, 24(3). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v24i3.578

Edição

Seção

Comunicações