Informação para negócios: os novos agentes do conhecimento e a gestão do capital intelectual

Autores

  • Yara Rezende Natura Cosméticos S.A.

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v31i2.967

Palavras-chave:

Gestão do conhecimento, Capital intelectual, Informação para negócios, Sistemas de informação para negócios, Agentes do conhecimento.

Resumo

A evolução das características e necessidades dos diferentes usuários de informação em empresas vem determinando, ao longo do tempo, não apenas a criação de diversos tipos de sistemas de informação para atendê-los, como também uma constante adaptação do perfil de formação acadêmica e de atuação dos profissionais da informação. Ao primeiro e tradicional modelo de biblioteca técnica de empresa seguiram-se os centros de documentação, os centros de informação, as bibliotecas virtuais, os sistemas de inteligência competitiva e, atualmente, os programas de gestão do conhecimento. O reconhecimento da importância estratégica da administração do conhecimento e do capital intelectual das empresas configura-se como a mais recente fase de evolução na gestão da informação. Os diferentes modelos de sistemas de informação para empresas já surgidos, apesar de distintos, não se excluem e convivem, ainda que parcela significativa dos profissionais da informação não venha acompanhando e se adaptando a essa evolução e esteja perdendo espaço de atuação para profissionais de outras áreas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Yara Rezende, Natura Cosméticos S.A.

Supervisora de Informações da Natura Cosméticos S.A. Bacharel em biblioteconomia e documentação pela USP/ECA

Downloads

Como citar

Rezende, Y. (2002). Informação para negócios: os novos agentes do conhecimento e a gestão do capital intelectual. Ciência Da Informação, 31(2). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v31i2.967

Edição

Seção

Artigos